LogoCofen
Anais - 19º CBCENF

Resumo

Título:
DIALOGANDO SOBRE AUTOESTIMA EM UMA RODA DE CONVERSA COM IDOSOS
Relatoria:
ANA CAROLINA MACRI GASPAR
Autores:
  • Janderson Diego Pimenta da Silva
  • Nayá Jardini Furlan
  • Sandiely Cristina Ribeiro Roela
  • Thalison Fernandes Pinheiro
Modalidade:
Pôster
Área:
Inovação, Tecnologia e Cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Discorrer sobre autoestima com idosos é relevante uma vez que promove uma visão holística, no qual o ser idoso não é visto somente no seu processo de envelhecimento e adoecimento, mas também como sujeitos que trazem consigo suas percepções e emoções. OBJETIVO: Descrever a experiência vivenciada por discentes do curso de enfermagem frente a uma atividade educativa sobre a temática “Autoestima e valorização da vida”. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência vivenciado por acadêmicos do curso de enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Tangará da Serra – MT, em uma atividade educativa desenvolvida para idosos em um Centro de Referência da Assistência Social. A temática abordada foi “Autoestima e valorização da vida”, por meio de uma roda de conversa, uma dinâmica de grupo e dança. Participaram aproximadamente 100 idosos. RESULTADOS: A roda de conversa foi desenvolvida com base na literatura científica atual e também com exemplificações de situações problemas vivenciados no cotidiano dos idosos. Durante a explanação, os acadêmicos incentivavam a participação dos idosos para discorrerem sobre as suas experiências e dúvidas. Para facilitar a discussão acerca da temática foi desenvolvido dinâmica e uma dança com os idosos. Houve a participação ativa dos idosos, com a efetiva sensibilização dos participantes sobre a importância da autoestima para a promoção da saúde. Esta atividade educativa também promoveu a oportunidade aos discentes de lapidar o perfil de enfermeiro educador e de apreender o conhecimento popular agregando-o ao científico. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A educação em saúde, utilizando a roda de conversa como estratégia possibilitou a troca de conhecimentos, experiências e vivências entre os sujeitos envolvidos e os acadêmicos de enfermagem na construção do conhecimento coletivo. Os sujeitos que participaram da roda de conversa demonstraram grande interesse em compreender a temática que estava sendo abordada.