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Anais - 19º CBCENF

Resumo

Título:
PONTO DE VISTA DOS ACADÊMICOS INGRESSANTES EM ENFERMAGEM QUANTO AO ALEITAMENTO MATERNO
Relatoria:
ANA PAULA NOGUEIRA BERNARDI
Autores:
  • Kamilla Maestá Agostinho
  • Monize Emanueli Fassina da Silva
  • Luciana Pelizari
  • Bruna Rayeli Groth
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Educação, Gestão e Política
Tipo:
Monografia
Resumo:
INTRODUÇÃO: o aleitamento materno é um ato natural de vínculo, proteção e nutrição para a criança eficaz na redução da morbimortalidade infantil e promove a saúde materna. O profissional de enfermagem tem autonomia para desenvolver uma melhor assistência para as gestantes e puérperas contribuindo na diminuição do índice de desmame precoce, tornando uma experiência saudável e prazerosa. OBJETIVO: avaliar o conhecimento dos acadêmicos ingressantes do curso de enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Campus de Sinop sobre aleitamento materno. METODOLOGIA: trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, de abordagem qualitativa, sendo os sujeitos compreendidos por seis acadêmicos ingressantes. Foi empregada a técnica de entrevista semiestruturada gravada, sendo realizada no período de Maio e Abril de 2016. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo de Minayo, sendo posteriormente organizados em categorias. A pesquisa foi desenvolvida após a aprovação pelo Comitê de Ética em pesquisa do Hospital Universitário Júlio Muller/ Universidade Federal de Mato Grosso/ parecer n°: 1.498.734. RESULTADOS: Neste estudo emergiram duas categorias: benefícios do aleitamento materno voltados para o bebê; e o enfermeiro educador. Identificou-se que os sujeitos entrevistados caracterizam-se por mulheres jovens com idade média de 18 anos, solteiras e sem filhos, e não há experiência prévia com o AM. Percebeu-se que conhecimento dos acadêmicos ingressantes provém da família, palestras e internet, os mesmos possuem conhecimentos voltados para o bebê e destacam o papel do enfermeiro como educador. CONCLUSÃO: diante dos resultados, conclui-se que o conhecimento dos acadêmicos ingressantes mostra-se como um reflexo do conhecimento da população em geral (aquela que está fora dos muros da universidade), voltado para o bebê e que a universidade tem papel fundamental em preparar os acadêmicos para a orientação e prática do aleitamento materno.