Anais - 19º CBCENF
Resumo
Título:
A PRÁTICA DE ENFERMAGEM VOLTADA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UMA ESCOLA PÚBLICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
MICHELINE MIDORI SUZUKI DA ROCHA
Autores:
- ANTONIA DINÁGILA DO NASCIMENTO RIBEIRO
- JACKELINY LAURINDO DE OLIVEIRA
- SILKIANE M.CAPELETO
- GRASIELA CRISTINA SILVA BOTELHO SILVESTRE
Modalidade:
Pôster
Área:
Inovação, Tecnologia e Cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A educação em saúde é definida como estratégia de promoção a saúde com poder de transformar hábitos e estilo de vida das pessoas, obtendo uma visão macro da complexidade dos determinantes de saúde ampliando o conceito de ser saudável e propiciando fatores para o alcance de qualidade de vida. Objetivos: Descrever a experiência vivenciada pelos discentes de enfermagem sobre a importância de uma alimentação saudável e balanceada assim como os benefícios da atividade física a saúde humana. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, referente as atividades educativas desenvolvidas em uma escola pública no município de Diamantino-MT. A experiência foi vivenciada nas práticas curriculares da disciplina de Fundamentação e prática em Saúde Coletiva, no 5°(quinto) semestre do curso de Enfermagem, no primeiro semestre de 2015. Foram abordados aspectos relevantes à saúde humana, tendo como público alvo alunos entre a faixa etária 14 (quatorze) à 19 (dezenove) anos de idade cursando o ensino médio. Resultados e discussão: Dentre as atividades desenvolvidas apresentou-se a pirâmide alimentar, os principais alimentos nutritivos que favorecem a saúde, exposição oral referente a temática, tais como drogas ilícitas e lícitas, obesidade, anorexia, bulimia, alimentação balanceada de acordo com as necessidades nutricionais, degustação de chá fitoterápicos, peça teatral e atividade prática de exercício físico. Para os alunos envolvidos, a atividade foi relevante, pois desconheciam algumas questões abordadas sobre os alimentos, bem como as drogas. Conclusão: A temática exposta contribuiu de forma excepcional para a formação acadêmica, pois os assuntos discutidos tem forte relevância e está diretamente ligado a saúde dos adolescentes. Repassar os conhecimentos técnicos científicos a esta população de adolescentes é fundamental para que possa despertar interesse em aderir os conteúdos abordados, e fazer a diferença na vida de cada um.