LogoCofen
Anais - 19º CBCENF

Resumo

Título:
PALESTRAS NORTEADORAS PARA PRÁTICA ASSISTÊNCIAL NA EXTENSÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
SABRINA AMAZONAS FARIAS DE MENEZES
Autores:
  • Izamille Lorenna de Lima Santiago
  • Katiele de Souza Queiroz
  • Valérie Kischener Gomes
  • Gisele Torrente
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, Gestão e Política
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Na atualidade as formas de ensino/aprendizagem são diversas, mas a teorização dos assuntos em forma de palestras é um método pelo qual os acadêmicos de graduação em enfermagem buscam as informações necessárias para o aprendizado (BERBEL, 1998). Para a inserção destes no campo prático hospitalar é necessário convergência entre a teoria e a prática, alcançada com uma prévia objetivando o desenvolvimento de decisões críticas, reflexivas e embasadas em evidências científicas (OLIVEIRA, 2016). OBJETIVO: Relatar sobre as experiências proporcionadas pelas palestras ministradas nas reuniões internas da Liga Acadêmica de Trauma e Emergências em Enfermagem (LATEENF). METODOLOGIA: Relato de experiência vivenciado pelas acadêmicas de enfermagem durante reuniões internas da LATEENF, da Universidade do Estado do Amazonas, contribuindo com a formação técnico-científica ministrando aulas com temas pré estabelecidos e relacionados à assistência de enfermagem nas urgências e emergências, protocolos internacionais de trauma e clínicos. As aulas acontecem quinzenalmente por meio de estratégias expositivas dialogadas tendo o data-show como recurso metodológico. RESULTADOS: Os ligantes planejara e ministraram as aulas que fazem parte da estratégia de aprendizado, por outro lado, a exposição dos ouvintes aos temas abordados versando entre clínica e trauma nas emergências com os respectivos cuidados de enfermagem baseado em evidencias, fortalece o raciocínio clínico para identificação de sinais e sintomas e tomada de decisão no despertar da consciência situacional. Na sala de emergência, temos o tempo como algoz no desfecho da situação de saúde da vítima onde o conhecimento, habilidade e atitude são fatores que farão diferença no objetivo do atendimento às emergências: minimizar o dano provocado pelo evento. CONCLUSÃO: Conclui-se que as palestras foram de grande importância para o fortalecimento do processo de ensino/aprendizagem dos integrantes da LATEENF, uma vez que é possível a utilização dos conhecimentos adquiridos nos campos de prática, possibilitando a melhora da desenvoltura e da leitura direcionada. REFERÊNCIAS: 1-BERBEL, N.A.N.A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos?Interface – Comunic, Saúde, Educ 2. Fevereiro, 1998. 2- OLIVEIRA, L.B. et al.Efetividade das estratégias de ensino no desenvolvimento do pensamento crítico de graduandos de Enfermagem: uma metanálise.Rev Esc Enferm USP•2016;50(2):355-364.