Anais - 19º CBCENF
Resumo
Título:
O OLHAR DO ALUNO DE ENFERMAGEM COMO MONITOR DA DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
FERNANDA MIRELLY FREITAS MENEZES
Autores:
- Maria da Pureza Ramos de Santa Rosa
- Paulo Autran Leite Lima
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, Gestão e Política
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Monitores são discentes que já cursaram a disciplina com um desempenho acadêmico de relevância, aprovados em processo seletivo, com disponibilidade de tempo e conhecimento necessário para serem transmitidos a outros acadêmicos. O objetivo deste relato é expor a experiência da autora quanto aluna do curso de enfermagem, como monitora da disciplina de anatomia humana. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência realizado no laboratório de Anatomia de uma Universidade Particular de Aracaju-SE, no período de março de 2015 até março de 2016, sendo uma monitoria remunerada com carga horária semanal de 16h, e foi realizado um levantamento bibliográfico nas principais bases de dados, em português, publicados entre 2008 e 2014. Como resultado, puderam-se considerar vários aspectos que trouxeram benefícios para a vida acadêmica-profissional da aluna-monitora, e também fatores que dificultaram seu trabalho durante o período em questão. Principais benefícios: maior aprendizagem a cerca da disciplina; desenvolvimento da comunicação, através da oportunidade de envolvimento com alunos de cursos distintos, melhorando também sua participação na equipe multidisciplinar; cumprimento de horários e disponibilidade para auxilio dos professores e técnicos do laboratório, levando a criação de responsabilidade profissional e utilidade para a organização do laboratório, e quando relacionado à profissão, organização do local de trabalho. Já os principais fatores que dificultavam o sucesso do trabalho da aluna-monitora foram: incapacidade de alguns alunos entenderem a necessidade de se estudar anatomia, além da falta de respeito dos mesmos com os cadáveres e peças naturais; falta de peças anatômicas especificas de alguns sistemas do corpo humano; superlotação dos laboratórios poucos dias antecedentes as avaliações. Diante disso, conclui-se que é importante a participação do aluno de enfermagem como monitor da anatomia humana, pois há um crescimento pessoal, acadêmico e profissional, no qual este crescimento está interligado com o “ser enfermeiro”. Além da oportunidade de transmitir conhecimentos a outros alunos aumentando a capacidade dos mesmos.