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Anais - 19º CBCENF

Resumo

Título:
VIVA BEM CAMINHONEIRO: VIVÊNCIA EXTENSIONISTA
Relatoria:
CAMILA GUIMARÃES NUNES
Autores:
  • Maria Luiza Fernandes Vilela
  • Andressa Oliveira da Costa
  • Ana Cristina Oliveira
  • Elias Marcelino da Rocha
Modalidade:
Pôster
Área:
Inovação, Tecnologia e Cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O projeto de extensão assume como uma das dimensões da vida acadêmica, permitindo uma vivência do ensino-aprendizagem além dos limites da sala de aula, com a possibilidade de articular a universidade às diversas organizações da sociedade, numa enriquecedora troca de conhecimentos e experiências. O projeto de extensão viva bem caminhoneiro na qual o objetivo é sensibilizar e promover a saúde dos caminhoneiros e visa a catalisar discussões sobre esse universo, buscando desenvolver ações educativas juntamente com os acadêmicos, para o fortalecimento de uma cultura para autoconhecimento corporal e atitudes relacionadas aos fatores de risco que acomete a saúde do homem. Aos acadêmicos a extensão possibilita um grande aprendizado e vivência na prática. O estudo tem se por objetivo analisar e relatar sobre o aprendizado e vivência no campo da educação em saúde na participação do projeto viva bem caminhoneiro. Trata-se de um relato de experiência, realizado ao projeto viva bem caminhoneiro da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, com a estudante participante da prática das ações educativas. Para coleta de dados utilizou-se a vivência da acadêmica de enfermagem. Desta maneira, observou-se que antes da participação do projeto tinha receios ao campo prático, mas que após a realização das ações não mantive receios, além de que, o projeto de extensão contribui para a formação acadêmica e vida pessoal, considero ser bastante colaborativa e que as ações do projeto são importante para a saúde dos caminhoneiros. Acrescentaria a estratégia de exame de glicemia capilar nas ações, para melhor atender as necessidades destes profissionais, o projeto de extensão permite a verificar a relação ensino/pesquisa e extensão. Dado ao exposto entende-se que, a participação dos acadêmicos a cada encontro aumenta o vínculo e aprendizado, tornando a participação produtiva e demonstrando que o projeto permite que a enfermagem possa realizar um atendimento humanizado a saúde dos caminhoneiros, e que mediante experiência possam aprimorar o ensino-aprendizado dos acadêmicos, para assim melhorar a educação em saúde com esses profissionais.