LogoCofen
Anais - 19º CBCENF

Resumo

Título:
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM ENFERMAGEM: RESULTADOS IDENTIFICADOS NA LITERATURA
Relatoria:
EVERALDO RODRIGUES DA SILVA JÚNIOR
Autores:
  • Miguir Terezinha V. Donoso
  • Danilo Ulisses Oliveira
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, Gestão e Política
Tipo:
Monografia
Resumo:
Introdução:Oconceitodeeducaçãopermanente(EP)foiprimeiramenteabordadopelaOrganizaçãoPanAmericanaemSaúdenosanosde1980a1990,sendoreconhecidoem2003noBrasilcomopolíticapública,naqualoobjetivocentralbuscavaaumentaracooperatividadeentreosprofissionais.Apesardeimportanteeamplamentedivulgado,observasequenemtodososhospitaispossuemserviçodeEducaçãoPermanente,assimquestionamsequaisosresultadosdoserviçodeEPnaqualidadedaassistênciadeenfermagemObjetivo:identificarresultadosdaEducaçãoPermanenteemserviçosdeenfermagem.Metodologia:Utilizousedametassínteseporpermitiranalisarestudosprimários.Foramutilizadostextosemportuguês,inglêseespanhol,publicadospelasbasesdedadosLILACS,MEDLINEESCIELO.Foirealizadaaleituradecadatítuloparaprimeiraseleçãocomexclusãodosartigosquefugissemaopropósitodessapesquisaequenãoestivessemcontempladosnoscritériosdeseleção.Posteriormente,realizouseleituradosresumosdosartigospréselecionados.OstrabalhosselecionadosforamdenominadoscomoArtigo1,Artigo2,Artigo3eArtigo4apresentadosemformadetabela.Resultados:Osprincipaisresultadosapontaramparaacontribuiçãodaeducaçãopermanentenaintegraçãodasequipes,havendonecessidadedemudançanaspráticasdecapacitação,certadificuldadedosenfermeirosparalidarcomaeducaçãopermanentecomoferramentanoprocessodeeducaçãoemserviçoeinfluênciadascondiçõesinstitucionaisnoêxitodoprocesso,dentreoutros.Conclusão:AEPbuscaoaperfeiçoamentoprofissional,necessáriosercontínua,dinâmicaetercomofocooensino-aprendizagem.