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Anais - 19º CBCENF

Resumo

Título:
VIVÊNCIA DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM EM REALIZAÇÃO DE SALA DE ESPERA DE PREVENÇÃO DE CÂNCER DE COLO DE ÚTERO
Relatoria:
MICHELLE DE MARCOS ARAÚJO
Autores:
  • EDMAR JORGE FEIJO
  • RITA PATRIZZI MENDONÇA
  • LIVIA MARA DA SILVA NOBRE
  • GIULLIANO SPNELLI PARRILHA
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, Gestão e Política
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: É durante os cursos de graduação que o professor possui o papel fundamental não apenas no processo de ensino-aprendizagem de temas técnicos, como também na formação ética do caráter que será projetado nas atitudes do futuro profissional. Assim deve-se focalizar um ensino reflexivo, a fim de desafiar, estimular e ajudar os alunos na construção de habilidades e competências que fortaleçam o compromisso profissional. No Brasil, o câncer de colo do útero, também chamado de câncer cervical, é o quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres. Com exceção do câncer de pele, esse tumor é o que apresenta maior potencial de prevenção e cura quando diagnosticado precocemente. É atribuição da Atenção Básica prestar cuidado integral e conduzir ações de promoção à saúde, rastreamento e detecção precoce, bem como acompanhar o seguimento terapêutico das mulheres nos demais níveis de atenção, quando diante de resultado de citopatológico de colo do útero alterado. Objetivo: relatar a experiência vivenciada por acadêmicos de enfermagem do sétimo período de enfermagem em realização de Sala de espera de Prevenção de Câncer de colo de útero Metodologia: Estudo qualitativo, descritivo que relata a experiência de realizar Sala de Espera sobre prevenção de Câncer de colo de útero em Posto de saúde como uma das formas de avaliação da disciplina de Estágio Supervisionado I. Resultados: Os alunos demonstraram maior atuação no seu próprio processo de ensino aprendizagem, tornando-se protagonistas de seu próprio saber. A resposta da comunidade ao evento foi bastante satisfatória uma vez que demonstraram ter dúvidas sobre o tema proposto e participaram ativamente da discussão. Conclusão: A participação dos alunos proporcionou um processo de ensino aprendizagem mais interessante, dinâmico e eficaz, uma vez que se desvinculou de métodos tradicionais e implementou uma aprendizagem crítico reflexiva.