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Anais - 19º CBCENF

Resumo

Título:
O BRINCAR NO CUIDADO DA ENFERMAGEM
Relatoria:
TARCISIO DE ALBUQUERQUE BARRETO
Autores:
  • MARCOS VINICIUS COSTA FERNANDES
  • WALBER GOMES DE SOUZA
  • YANO LIRA GONÇALVES
  • ARINETE VÉRAS FONTES ESTEVES
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, Gestão e Política
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O brincar ou a brinquedoterapia no hospital desenvolve a adaptação e aceitação da terapia proposta e aos cuidados de enfermagem. O desenvolvimento do lúdico ou formação do imaginário de um ambiente mais agradável retira a ansiedade, promove a adaptação com os procedimentos, além de avaliar a coordenação motora e neurológica da criança. A hospitalização na pediatria muda a rotina das crianças, deste modo há uma insatisfação, que se agrava pela forma de ver o ambiente hospitalar como forma de punição trazendo transtornos para criança hospitalizada e seus familiares, o lúdico traz a realidade e entendimento de como conviver com a situação. O Projeto Doutores da Enfermagem transforma o ambiente hospitalar em acolhedor, harmonioso e humanizado, aplicando a importância da alimentação, aceitação de medicamentos e fortalecendo a interação de confiança da criança, família com o profissional. OBJETIVO: Expor a experiência sobre a atividade lúdica na assistência de enfermagem na pediatria. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de vivencia do projeto Doutores da Enfermagem, desenvolvido na cidade de Manaus-AM, do período de abril de 2016 a julho de 2016 em um Pronto Socorro da Criança. RESULTADOS: A brincadeira é uma forma de distração e aprendizado, usando uma forma dinâmica de ensino para que haja o entendimento e importância dos cuidados de enfermagem, que ajuda na evolução do quadro clinico e melhor aceitação do tratamento, terapia e alimentação, sendo de suma importância essa interação, o lúdico muito eficaz trás benefícios tanto para a criança no seu quadro como para os responsáveis na satisfação de ver seu pequeno feliz, quanto à equipe, ela se torna mais motivado ao trabalho e eficaz no cuidar. CONCLUSÃO: A atividade lúdica aumentou o aprendizado dos acadêmicos de enfermagem na área pediátrica. Ver o sorriso no rosto da criança transforma o dia dos profissionais, trazendo satisfação aos familiares. Neste contexto, fica comprovado que essa pratica transforma dor em alegria e é valida. O profissional na área pediátrica pode ser muito mais que um simples profissional, ele pode ser um super-herói aos olhos de uma pequena criança.