Anais - 19º CBCENF
Resumo
Título:
DOUTORES DA ENFERMAGEM: O USO LÚDICO NA ASSISTÊNCIA À CRIANÇA HOSPITALIZADA
Relatoria:
THIAGO WILLIAM BARROS CUNHA
Autores:
- MARCOS VINICIUS COSTA FERNANDES
- THIAGO VITAL BARROSO
- ELLEN PESSOA ROCHA
- ARINETE VÉRAS FONTES ESTEVES
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, Gestão e Política
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O lúdico é um trunfo no processo de adaptação e aceitação por parte da criança ao ambiente hospitalar uma vez que promove a interação entre criança, família e profissional, tornando o ambiente alegre, agradável e descontraído, favorecendo o tratamento, além de retirar, mesmo que momentaneamente, o foco da doença. A hospitalização é um processo desanimador e estressante a qualquer pessoa, principalmente a criança. A falta de liberdade, o novo ambiente, saudade do lar e amigos, faz com que seja criada uma barreira entre o profissional e a criança, assim dificultando a perfeita assistência e recuperação do menor. O projeto Doutores da Enfermagem, visa transformar o clima estressante do ambiente hospitalar em um clima acolhedor e harmonioso, realizando a interação entre a família, paciente e profissional. OBJETIVO: Relatar a experiência sobre a atividade lúdica como ferramenta para a assistência de enfermagem na pediatria. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência acerca do projeto Doutores da Enfermagem, desenvolvido na cidade de Manaus-AM, do período de abril de 2016 a julho de 2016 no Pronto Socorro da Criança da Zona Sul. RESULTADOS: A abordagem através do lúdico demonstrou-se eficaz, tendo em vista a participação e aceitação das crianças e familiares. A equipe pode constatar que apesar de eficaz este recurso não é utilizado de maneira adequada. Há a mística por parte de alguns profissionais de que se trata apenas de brincar, todavia o lúdico é ciência, uma vez que facilita o entendimento do menor a situação ao qual está vivenciando, motivando-o a aceitar e prosseguir o tratamento no ambiente intra e extra-hospitalar. A fusão da aprendizagem em sala de aula com a prática no ambiente hospitalar, despertou um pensamento critico e reflexivo nos acadêmicos mostrando que de forma alguma a enfermagem deve estar obsoleta a utilização do lúdico. CONCLUSÃO: O sorriso, abraço, aperto de mão, o obrigado do familiar, é prova de que o lúdico tem grande importância na assistência pediátrica. O lúdico no ambiente hospitalar proporciona a melhor compreensão e aceitação da criança ao novo ambiente e tratamento a qual está sendo submetida, cabendo ao enfermeiro ser o protagonista , pondo em prática os ensinamentos da sala de aula dentro da enfermaria a qual coordena , estimulando a sua equipe a realização adequada da ciência do lúdico.