Anais - 19º CBCENF
Resumo
Título:
GESTÃO DA QUALIDADE NA PADRONIZAÇÃO DOS CARRINHOS DE EMERGÊNCIA EM UM HOSPITAL DE ENSINO DE CUIABÁ
Relatoria:
GABRIEL NOLETO ROCHA DO NASCIMENTO
Autores:
- Lays Andrade de Oliveira
- Jéssica Dias Ferreira
- Carla Rafaela Teixeira Cunha
- Dayane dos Santos Souza
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, Gestão e Política
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A gestão hospitalar centrada na qualidade assistencial é um desafio, uma vez que envolve o mapeamento e aperfeiçoamento dos processos de assistência, e também pela sua inserção como incremento qualitativo garantindo maior segurança ao usuário e profissionais. Nesta perspectiva, ocorreu o processo de padronização dos carrinhos de emergência de um Hospital de Ensino e a implantação deste em todas os setores da instituição. Objetivo: Descrever a experiência de participação no processo de implantação dos carrinhos de emergência em todos os setores assistenciais. Metodologia: Relato de experiência sobre a gestão da qualidade na implantação da padronização de um serviço em um Hospital de Ensino de Cuiabá – MT. O processo ocorreu em novembro e dezembro de 2015 a partir da criação de uma comissão de padronização dos carrinhos de emergência com representantes dos diferentes setores do hospital. Resultados: Após a adequação dos itens que compõe os carrinhos à realidade de cada setor, foram obedecidos todos os processos de gestão da qualidade: elaboração do Protocolo Operacional Padrão (POP); adequação do conteúdo do carrinho à realidade de cada clínica; capacitação e sensibilização das equipes de todos os turnos. Os membros da comissão do carrinho de emergência em parceria com os residentes de enfermagem, ficaram responsáveis pela montagem conforme um cronograma de prioridades, após a entrega de todos os carrinhos, ocorreu um movimento de sensibilização geral sobre a importância deste dispositivo com o slogan “Você já me viu hoje?”, fazendo referência à checagem diária e mensal conforme orientado no POP. Residentes e equipe responsável se dividiram entre os turnos de trabalho e percorreram todos os setores assistenciais na campanha de sensibilização. A adesão geral das clínicas aproxima-se dos 80% conforme dados gerais da Gestão da Qualidade Hospitalar. Conclusão: A gestão da qualidade melhora a segurança, muda o pensamento dos profissionais envolvidos no atendimento ao paciente, melhora a comunicação e a documentação interna e externa e promove a atualização contínua. Por meio de padrões propostos pela acreditação hospitalar, a instituição passa a ser vista na sua integralidade. Referência: ALONSO, L.B.N. et. al. Acreditação hospitalar e a gestão da qualidade dos processos assistenciais. Perspectivas em Gestão & Conhecimento. v. 4. n. 2. p. 34 – 49. 2014.