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Anais - 19º CBCENF

Resumo

Título:
COMPREENDENDO O BRINCAR E A SAÚDE DO ESCOLAR
Relatoria:
LESIANI SANTIAGO RODRIGUES
Autores:
  • karlla Raryagnne Teixeira
  • Bruna Marcelo Freitas
  • Rhayane Joyce Nascimento de Lara
  • Ana Paula de Souza Castrão
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, Gestão e Política
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O brincar está presente no desenvolvimento infantil e contribui para sua aprendizagem e formação quanto ser humano. Brincando a criança desenvolve habilidades motoras, estimula sua capacidade visual, auditiva e cognitiva, exercita sua imaginação e socializa-se, ou seja, colabora no desenvolvimento biopsicossocial. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos bolsistas voluntários do Projeto de Extensão Promoção da Saúde, do curso de enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), durante uma oficina voltada ao brincar para a saúde do escolar. Metodologia: Trata se de estudo descritivo, do tipo relato de experiência, oriundo da realização da oficina: “A importância do brincar para saúde do escolar” desenvolvida pelo Projeto de Extensão PromoAção da Saúde, do curso de enfermagem, da UNEMAT, Campus de Diamantino- MT, no ano de 2016. A oficina (com 4 horas de duração) foi desenvolvida por uma professora de educação física e membro do projeto, durante o curso introdutório “Atenção à saúde do escolar”, de capacitação dos extensionistas. A oficina contou com três momentos e os materiais utilizados foram: caixa amplificadora de som, jornais, cartolina, giz, pincel atômico, lápis de colorir. Resultados: Inicialmente foi apresentado um aporte teórico sobre o brincar e o desenvolvimento infantil, posteriormente deu-se início a simulação de jogos e brincadeiras populares. O terceiro momento consistiu no planejamento de jogos e brincadeiras voltados à faixa etária dos escolares contemplados no projeto, contendo nome do jogo/brincadeira, objetivo, materiais necessários, modo de operação. Cada grupo fez a simulação do seu planejamento o que possibilitou o resgate de lembranças da infância dos envolvidos e reflexões sobre a temática. Conclusões: O referido projeto será desenvolvido em duas creches municipais de Diamantino, assim, a oficina contribuiu para ampliar o olhar sobre a criança para além das necessidades biológicas, estimulando assistência ampliada à saúde, pois o brincar está diretamente ligado ao desenvolvimento infantil e formação do sujeito.