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Anais - 19º CBCENF

Resumo

Título:
ATIVIDADES EDUCATIVAS REALIZADAS COM CRIANÇAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL NA CIDADE DE MANAUS-AM
Relatoria:
ISABELLE GOMES NOGUEIRA
Autores:
  • DIEGO XIMENDES DA SILVA
  • HEITOR SMYTH MARICAUA LIRA
  • BÁRBARA MISSLANE DA CRUZ CASTRO
  • JÚLIO CÉSAR BENTES SILVA
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, Gestão e Política
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Dengue, Zika e Chikungunya são doenças virais transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. Em Manaus, o modelo de urbanização e a falta de saneamento básico fazem com que a cidade se torne estruturada de modo a acolher os mosquitos, favorecendo a proliferação e dispersão do vetor devido ao número demasiado de focos. A disciplina Educação em Saúde tem como proposta: Instrumentalizar os acadêmicos para o desenvolvimento de práticas educativas. Esse ano a alunos do ensino fundamental a fim de combater os focos e a proliferação do mosquito. OBJETIVO: Descrever as atividades educativas com crianças em uma escola municipal na cidade de Manaus-AM. METODOLOGIA: As atividades práticas foram realizadas com turmas do 2º, 3º e 4º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professor Waldir Garcia, localizada na rua Pico das águas, São Geraldo. Foram executadas em um período de três semanas (terça e quarta-feira). Nas atividades utilizaram-se os métodos de aula expositiva, onde foram listadas doenças transmitidas pelo mosquito, fases do ciclo evolutivo, identificação de focos e como prevenir; encenação e paródia musical. Como métodos de avaliação foram aplicados cartilhas educativas, resolução de caso e uma brigada interna fictícia.RESULTADOS: Desse modo, os acadêmicos alcançaram seus objetivos, levando em conta que, de acordo com as avaliações propostas pelo grupo ao público alvo, o mesmo conseguiu identificar possíveis focos do mosquito, combatê-los, e citou maneiras para evitá-los.CONCLUSÃO: O combate aos focos do mosquito Aedes Aegypt deve ser visto como prioridade julgando que, eliminando os focos, eliminam-se os locais de reprodução do vetor. O ambiente escolar torna-se um ambiente propício, tendo em vista que a escola é um espaço privilegiado, pois contribui para o desenvolvimento crítico, com a construção de valores pessoais, conceitos e maneiras de conhecer o mundo e interferir diretamente na produção social de saúde.