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Anais - 19º CBCENF

Resumo

Título:
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO EM UM PROJETO DE EXTENSÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA SAÚDE DO ESCOLAR
Relatoria:
RHAYANE JOYCE NASCIMENTO DE LARA
Autores:
  • Karlla Raryagnne Teixeira
  • Helena Ferraz Buhler
  • Jackeline Laurindo de Oliveira
  • Ana Paula de Souza Castrão
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, Gestão e Política
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A metodologia da Problematização possibilita a compreensão e atuação sobre problemas de vida em sociedade, a qual se pertence ou pretende colaborar. Sua utilização pode contribuir para o planejamento de ações voltadas a uma determinada realidade, tornando-se favorável para as práticas de extensão universitária. OBJETIVO: Descrever a experiência vivenciada por bolsistas voluntários do Projeto de Extensão PromoAção da Saúde, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), em uma ação extensionista utilizando a Problematização para o planejamento de suas práticas junto a comunidade assistida. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, na modalidade de relato de experiência, resultante de uma ação extensionista desenvolvida no Projeto de Extensão PromoAção da Saúde, do curso de Enfermagem, UNEMAT, Campus de Diamantino-MT, no ano de 2016. A ação consistiu em aplicar a segunda etapa da metodologia da problematização com aproximadamente 35 crianças, de 2 a 5 anos, da Creche municipal Vovó Celina, de Diamantino, e recolher informações quanto ao conhecimento sobre temáticas relacionadas a saúde. Para a abordagem com este público utilizou-se do lúdico, através da contação de história e com auxílio de dois bonecos que representam crianças da comunidade, seu cotidiano de vida, hábitos familiares de alimentação, higiene e outros. RESULTADOS: no decorrer da história eram realizados questionamentos e as crianças se expressavam contando seu cotidiano e hábitos conforme os personagens apresentados. Houve predominância das informações: moram com os pais, possuem um ou mais irmãos, possuem animais domésticos, brincam, em suas residências possuem banheiro, fazem uma escovação diária, preferem comer frutas, verduras e legumes durante as refeições da creche e alguns possuem acesso a estas no domicilio. Os escolares apresentavam-se participativos e demonstravam interesse no desenvolvimento da atividade, atendendo assim ao objetivo esperado da ação. CONCLUSÕES: A abordagem colaborou para inteiração entre extensionistas e crianças, bem como o resgate das informações necessárias para realizar a discussão dos pontos chaves da realidade em que o projeto será desenvolvido, fundamentando o planejamento das próximas ações. As hipóteses de soluções estão sendo construídas para aplicação junto à realidade no desenvolvimento do projeto de extensão, contribuindo para a promoção da saúde para os escolares.