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Anais - 19º CBCENF

Resumo

Título:
A EDUCAÇÃO EM SAÚDE ATRAVÉS DO PROGRAMA TELEVISIVO BEM ESTAR
Relatoria:
RAFAEL FERNANDES DEMARCHI
Autores:
  • Érica Baggio
  • Ledinéia Benedito Silva
  • Michele de Melo Mariano
  • Vagner Ferreira Nascimento
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, Gestão e Política
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
A educação em saúde é um processo de ensino e aprendizagem que favorece o desenvolvimento de cada indivíduo no que diz respeito a sua capacidade e competência de entender os problemas que enfrenta e procurar melhorias. A mídia televisiva surge como grande aliada à saúde, pois provoca o questionamento e problematização dos riscos e agravos à saúde. Assim, o estudo objetivou conhecer a educação em saúde através do programa televisivo Bem Estar. Trata-se de um estudo documental, exploratório e com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada entre outubro e novembro de 2015, por meio de gravação diária do programa Bem Estar exibido pela Rede Globo de Televisão. Para análise utilizou-se a Análise de Conteúdo. Foram gravados 43 programas, onde verificou-se predominância de temáticas que envolveram obesidade, cuidados com a higiene, alimentação adequada, doenças crônicas e saúde mental. Nas discussão dos temas foi frequente a participação de profissionais médicos especialistas, os quais se preocuparam em trazer informações básicas voltadas para o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças, além de responderem as principais dúvidas enviadas pelos telespectadores. Observa-se que esses discursos midiáticos enfatizam, cada vez mais, a obtenção de uma vida melhor mediante a adoção de hábitos mais saudáveis, incentivando os telespectadores aderir a novos comportamentos ou reeditando velhas práticas. Os profissionais de saúde devem estar atentos às novas tecnologias de informação e comunicação, pois são importantes instrumentos políticos e estratégicos no planejamento e na execução de ações em saúde na comunidade. REFERÊNCIAS: FEIO, A.; OLIVEIRA, C. C. Confluências e divergências conceituais em educação em saúde. Saúde Soc., São Paulo, v. 24, n. 2, p.703-715, 2015. LERNER, K.; SACRAMENTO, I. Saúde e jornalismo: interfaces contemporâneas. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2014. 269p. Descritores: Educação; Saúde; Mídia Audiovisual.