Anais - 19º CBCENF
Resumo
Título:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: PLANEJAMENTO DESTA PRÁTICA COM PÚBLICO ADOLESCENTE
Relatoria:
RHAYANE JOYCE NASCIMENTO DE LARA
Autores:
- Lesiani Santiago Rodrigues
- Amanda Pereira de Siqueira
- Taiane Cristina da Silva Brito
- Karlla Raryagnne Teixeira
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, Gestão e Política
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Educação em saúde é uma ferramenta importante para a promoção da saúde e prevenção de agravos. Podem acontecer nos estabelecimentos de saúde ou em espaços comunitários, para tanto, o planejamento destas práticas devem ir de encontro com as realidades observadas na comunidade e atender aos anseios dos sujeitos envolvidos. OBJETIVO: Apresentar a experiência das acadêmicas do curso de enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), em uma atividade de ensino sobre o planejamento de educação em saúde com público adolescente. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, na forma de relato de experiência, caracterizado pela descrição da elaboração do “Planejamento de educação em saúde” para o público adolescente, na disciplina de Fundamentação e Pratica de Enfermagem em Saúde Coletiva, no curso de enfermagem, da UNEMAT, no ano de 2015. Para o planejamento utilizou-se a teoria da problematizarão com 20 sujeitos, escolhidos aleatoriamente, em uma escola estadual no município de Alto Paraguai, em que buscou-se identificar um tema de interesse para construção de uma atividade de educação em saúde, a saturação das resposta deu-se pela temática Bullying. Para o planejamento foram realizados 4 encontros para leitura bibliográfica e programação da atividade, neste foram utilizados os materiais notebook, data show, folha sulfite A4, cartaz, balão e palito de dente. RESULTADOS: A atividade resultou em um relatório do planejamento para as práticas curriculares e a simulação desta prática em sala de aula e o público alvo foi representado por 20 discentes que cursavam a disciplina. A simulação foi divida em dois momentos sendo: no primeiro fora feito, de modo expositivo, uma abordagem a temática e apresentação de um vídeo ilustrativo. No segundo momento, foi solicitado aos participantes produzissem uma dramatização com a temática trabalhada contribuindo para avaliação do aprendizado do conteúdo administrado, bem como a percepção dos sujeitos quando ao tema. CONCLUSÕES: A atividade oportunizou reconhecer a importância do planejamento e suas etapas em uma atividade de educação em saúde. Também, possibilitou as acadêmicas correlacionar os conhecimentos teóricos de forma prática, contribuindo com a formação de profissionais enfermeiros capazes de atuar junto a comunidade com ações de prevenção e promoção da saúde nas diferentes fases do ciclo de vida.