Anais - 19º CBCENF
Resumo
Título:
A PROBLEMATIZAÇÃO COMO METODOLOGIA PARA O PLANEJAMENTO DAS AÇÕES NO PROJETO DE EXTENSÃO PROMOAÇÃO DA SAÚDE
Relatoria:
JACKELINY LAURINDO DE OLIVEIRA
Autores:
- Ana Paula de Souza Castrão
- Micheline Midori Suzuki da Rocha
- Rhayane Joyce Nascimento de Lara
- Karlla Raryagnne Teixeira
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, Gestão e Política
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A problematização é uma metodologia utilizada em cursos na área das ciências da saúde por contribuir para formação profissional junto a comunidades e prepará-lo para o enfrentamento de problemas nas diversas realidades. OBJETIVO: Descrever a experiência de utilizar a metodologia da problematização, vivenciada por bolsistas voluntárias do Projeto de Extensão PromoAção da Saúde, do Curso de Enfermagem, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus de Diamantino-MT, no ano de 2016. METODOLOGIA: Este estudo do tipo descritivo, na modalidade de relato de experiência, descreve a aplicação da Metodologia da Problematização com pais de crianças de 2 a 5 anos, matriculadas na Creche Vovó Celina, município de Diamantino, onde são realizadas as práticas do Projeto de Extensão PromoAção da Saúde. RESULTADOS: A primeira etapa consistiu na realização de uma visita à creche para observação da realidade e registro das informações, posteriormente, a segunda etapa se deu em realizar um levantamento de informações com os pais das crianças sobre temáticas que afetam a vida e saúde de seus filhos. Foram confeccionados e emitidos 60 convites contendo as principais informações sobre a reunião, porém apenas 5 responsáveis compareceram e apresentaram-se como voluntárias em participar das práticas do projeto. Na oportunidade, através de uma dinâmica grupal com uso de barbante, que representava o fortalecimento da coletividade, cada sujeito se apresentava e os pais sugeriam temáticas para aprendizagem de seu filho. As principais sugestões foram: alimentação saudável com estímulo a ingestão de frutas e verduras, higiene pessoal e bucal. A segunda etapa da metodologia também fora aplica com as crianças, professores e coordenação da instituição e os resultados agrupados. Na terceira etapa, foi realizado o levantamento e discussão dos pontos chaves diante da realidade, foram discutidos e segue-se agora para construção das hipóteses de solução e a aplicação à realidade durante o período de execução do projeto previsto para 2016 e 2017, que serão desenvolvidas de utilizando o lúdico em educação em saúde. CONCLUSÕES: A aplicação desta metodologia tem contribuído para a formação de enfermeiros capazes de atuar diante de problemas e carências da comunidade através do exercício de construção de propostas que atenderão as necessidades dos sujeitos a partir de sua óptica, a fim de promover saúde nos diferentes espaços e reforçando o papel social da universidade.