Anais - 19º CBCENF
Resumo
Título:
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE MANAUS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
MARIA EDUARDA LEÃO DE FARIAS
Autores:
- SUSY CAVALCANTE HARJANI
- TRACY ANNE FERREIRA DE OLIVEIRA GUIMARÃES
- BARBARA MISSLANE DA CRUZ CASTRO
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, Gestão e Política
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Tendo em vista o elevado número de casos de dengue, zika vírus, febre chikungunya, na região norte e no Brasil, torna-se relevante o estimulo de hábitos saudáveis de vida, principalmente através do processo de educação em saúde. As ações de promoção da saúde na infância ampliam conhecimentos e habilidades para o autocuidado e bem-estar da saúde, bem como na prevenção de condutas de risco, proporcionando melhor qualidade de vida para indivíduos e coletividades. Considerando o ambiente escolar propicio a construção e propagação de conhecimento é através deste meio que a criança é capaz de repercutir novos hábitos de vida e de saúde. OBJETIVO: Descrever as práticas educativas vivenciadas com estudantes em uma escola pública da cidade de Manaus. METODOLOGIA: As atividades foram desenvolvidas por acadêmicos de enfermagem em uma escola pública na cidade de Manaus. O público-alvo das ações eram escolares das series 1⁰, 2⁰ e 5⁰ ano do ensino fundamental. Os temas trabalhados em sala de aula foram: morfologia do mosquito Aedes Aegypti, meio de transmissão das doenças, sinais e sintomas, tratamento das doenças, criadouros e ciclo do mosquito. As metodologias de ensino-aprendizado foram por meio de teatro de fantoches, aula expositiva dialogada, brigadas internas de combate ao mosquito e musicoterapia. O processo avaliativo deu-se através da observação direta, aplicação de jogos de labirinto, corte-colagem e gincana de perguntas e respostas. RESULTADOS: Com o decorrer das apresentações foi possível notar que os assuntos ministrados estavam sendo devidamente absorvidos pelos alunos através da participação e empenho dos mesmos durante as atividades. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A prática educativa proporcionou uma visão ampliada do conceito de saúde, bem como possibilitou um maior conhecimento sobre a atuação da enfermagem em promover saúde considerando o individual e a coletividade.