Anais - 18º CBCENF
Resumo
Título:
VIGILÂNCIA EM SAÚDE, DA TEORIA À PRÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
MARIA MYLENA COSTA FRANCO
Autores:
- MARCELA LAÍS SOUZA FERREIRA GOMES
- MÁRCIA GLEICA SANTANA MARCELINO
- VANDERSON DANIEL DA SILVA MATIAS
- FRANCISCA MARIA NUNES DA SILVA
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Vigilância em Saúde pode ser definida como uma prática sanitária que articula um conjunto de processos de trabalho relativos à situação de saúde, a prevenir riscos, danos e sequelas, incidentes sobre indivíduos, famílias, ambientes coletivos, grupos sociais e meio ambiente, na vigilância sanitária, epidemiológica, nutricional e alimentar, no controle de endemias, na educação para a saúde, nas ações sobre o meio ambiente, com ações extras setoriais, para enfrentar problemas contínuos, com descriminação positiva num território determinado. Objetivo: Relatar as experiências de acadêmicos de enfermagem inseridos na prática de vigilância em saúde no município de Arapiraca/AL, estabelecendo relações entre os achados da realidade e bases teóricas pertinentes. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de acadêmicos de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca, na disciplina de Epidemiologia e Bioestatística, no período de outubro de 2014 a fevereiro de 2015. Os alunos tiveram atividade prática em Unidades Básicas de Saúde, com foco na vigilância epidemiológica. Também foram distribuídos em unidades de referência - Vigilância Sanitária (VISA), Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Centro de Referência e Assistência em Saúde de Arapiraca (CRIA), Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Núcleo de Epidemiologia da Unidade de Emergência do Agreste (UE) –. Os temas clássicos da disciplina – processo saúde e doença, indicadores de saúde, dinâmica das doenças infecciosas, dentre outros - foram abordados a partir das discussões sobre as práticas e observações em campo de estágio. Resultados: A dinâmica das aulas proporcionou um maior conhecimento sobre o funcionamento de vários setores e de como estes se integram entre si e no sistema municipal de saúde. As atividades práticas despertaram nos discentes um senso crítico-reflexivo, através da analogia entre a teoria ministrada na disciplina e a observação constante da realidade. Conclusão: O método utilizado foi eficaz, tendo em vista tanto a maior absorção do conteúdo por parte dos discentes quanto a ampliação do conhecimento acerca das condições de saúde da população e seus determinantes no processo saúde-doença. Evidenciou-se a importância da Vigilância em Saúde no diagnóstico de saúde da população, assim como possibilitou aos estudantes um contato direto com a área, tornando-os mais preparados devido ao privilégio proporcionado pela disciplina.