Anais - 18º CBCENF
Resumo
Título:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE UTILIZANDO O MÉTODO DO ARCO DE CHARLES MAGUEREZ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
WESLEN CRISTIAN CAMARGO ALMEIDA
Autores:
- Cleunir Fatima Candido de Bortoli
- Heidy Dall'Orto Hellebrandt
- Fabiana Siqueira Graminho
- Tatiana Turmina
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A educação em saúde constitui-se tanto como um espaço importante de construção e veiculação de conhecimentos e práticas relacionados aos modos como cada cultura concebe o viver de forma saudável, quanto como uma instância de produção de sujeitos e identidades sociais1. Objetivo: Relatar a experiência acadêmica da prática de educação em saúde, em uma unidade de saúde, utilizando a Teoria da Problematização. Método: Estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado durante a disciplina de Tópicos Integradores, durante os meses de maio e junho de 2015, em uma Unidade de Saúde. O relato da vivência acadêmica, retrata práticas de educação em saúde, utilizando-se do método do Arco, de Charles Maguerez. Resultados e discussões: O método do Arco de Maguerez conta com cinco etapas, que se desenvolvem a partir da realidade2. O primeiro passo, observação da realidade, no mês de março realizou-se uma visita até o local para que os usuários e funcionários apontassem as principais dificuldades encontradas. No passo seguinte, pontos-chaves, foram listados os principais problemas relatados e identificados, onde constatou-se que havia uma carência de informações, acerca do fluxo de atendimento do local. Buscou-se as possíveis hipóteses de soluções, a partir deste problema e das concepções dos integrantes, elaborando um banner informativo. Por fim, aplicada esta hipótese à realidade e como método de avaliação, aconteceu o retorno ao local após um período, para averiguar com os usuários e funcionários a respeito do reflexo da intervenção. Conclusão: Ao finalizar a atividade, conclui-se que a utilização do método tornou possível a construção de uma educação em saúde de qualidade, que trouxesse resultados significativos tanto aos usuários como aos funcionários. Mostrando assim que a educação em saúde, utilizando a Teoria da Problematização, é um instrumento de transformação.