Anais - 18º CBCENF
Resumo
Título:
CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Relatoria:
IVETT THEREZA DA SILVA BARBOSA
Autores:
- Nilza Maria Cunha
- Djanilson Kleber da Rocha Barreto
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A extensão universitária é um processo importante na formação dos estudantes, é uma atividade articulada com as ações de ensino e de pesquisa, com o objetivo de disseminar o conhecimento produzido e desenvolvido na universidade, buscando relacionar o conhecimento teórico e acadêmico às experiências práticas¹. É uma ação integrante do processo formativo, que ocorre por meio de vivências que provocam trocas e relações numa realidade social, um espaço de reflexão crítica frente às demandas sociais e à formação de profissional². OBJETIVO: As atividades realizadas apresentam como objetivos o desenvolvimento de ações educativas voltadas para a transformação social, de forma e individual e coletiva, contribuindo com estratégias que visam estimular e fortalecer a participação popular. Além Contribuir para formação dos estudantes, na perspectiva do cuidado, de sujeitos críticos reflexivos. METODOLOGIA: São ações operacionalizadas sob supervisão docente, formuladas e desenvolvidas pelos discentes participantes. As atividades são realizadas com ênfase na aprendizagem significativa; Visitas domiciliares junto aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), buscando conhecer o território, condicionantes e determinantes do processo saúde-doença. As atividades obedecem aos aspectos éticos preconizados pela Resolução n° 466/2012, que regulamentam a pesquisa em seres humanos³. RESULTADOS: Com o desenvolvimento das atividades são produzidos trabalhos acadêmicos de cunho científico; Atividades educativas de promoção, prevenção e recuperação dos agravos à saúde, além de conhecimentos e trocas de experiências entre diferentes contextos sociais. Além das transformações politica e social, de caráter inestimável. Conhecer é uma tarefa de sujeitos e não de objetos. E é como sujeito e somente enquanto sujeito que o ser humano pode realmente conhecer e transformar a sua realidade4. CONCLUSÃO: As atividades proporcionam uma reflexão a cerca da realidade social vigente, um meio onde se torna possível a correlação ensino- aprendizagem, contribuindo de forma singular para um crescimento pessoal e profissional, contribuindo para as transformações necessárias ao mundo da vida.