LogoCofen
Anais - 18º CBCENF

Resumo

Título:
CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DE ENFERMAGEM SOBRE A ATIVIDADE DE MONITORIA ACADÊMICA E A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
Relatoria:
TUIRA PEDROSA DE LIMA
Autores:
  • Maria Benegelania Pinto
  • Nathanielly Cristina Carvalho de Brito Santos
  • Luciana Dantas Farias de Andrade
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Monitoria Acadêmica é uma atividade de ensino que está prevista na Lei nº 9.394. Havendo a necessidade de contemplar os três pilares do Ensino Superior (ensino, pesquisa e extensão), a monitoria surge como uma proposta para o enriquecimento dos saberes necessários a profissionalização dos discentes. OBJETIVOS: O estudo teve como objetivo: Investigar a concepção dos professores de enfermagem sobre a contribuição/importância desta para a formação do enfermeiro; METODOLOGIA: Estudo qualitativo exploratório numa instituição pública de ensino superior, numa cidade no interior da Paraíba, no período de abril à julho de 2014 com 09 docentes . Os dados foram coletados por entrevista, seguindo roteiro semiestruturado, após autorização do Comitê de ética e Pesquisa, e analisados pela técnica de análise de conteúdo temático ou categorial. RESULTADOS: Foram identificadas 02 categorias temáticas: “A contribuição da monitoria para a formação do enfermeiro: concepção de professores” e “A influência da monitoria acadêmica no melhor desempenho do discente para as atividades de campo: concepção de professores”. CONCLUSÃO: Mediante os benefícios que o programa de monitoria traz ao discente monitor, faz-se de suma importância à formação do enfermeiro que este venha a realizar programas que o instiguem à pesquisar e aprimorar seus conhecimentos, proporcionando ao cliente uma melhor assistência, e à ele próprio maior respaldo em suas ações.HAAG, S.G. et al. Contribuições da monitoria no processo de ensino aprendizagem em enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem- REBEn, Brasilia, DF, v. 61, n. 2, p. 215-20, 2008. Disponível:<http://www.scielo.br/pdf/reben/v61n2/a11v61n2.pdf>. Acesso em 15.Jul.2015.