Anais - 18º CBCENF
Resumo
Título:
O SEGREDO DA CAIXA : UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
FERNANDA DOS REIS CARVALHO
Autores:
- RAFAELA PEREIRA GOMES
- GABRIELA DO NASCIMENTO BERNARDO
- Michelle Pereira da Trindade
Modalidade:
Pôster
Área:
Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Acredita-se que ações educativas contribuam para mudanças de conduta de forma voluntária, favorecendo o estado de saúde. Alguns pesquisadores iniciaram, recentemente, a utilização dos jogos educativos e das atividades lúdicas com a finalidade de propiciar um aprendizado capaz de contribuir para a melhoria da saúde dos indivíduos. Diante disso, o presente trabalho visa relatar a experiência da realização de uma ação educativa junto a um grupo de idosos em uma Unidade Básica de Saúde de Belém. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de uma atividade educativa, onde se buscou fomentar informações inerentes a importância da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, junto a um grupo de idosos de uma Unidade Básica de Saúde. Resultados: A atividade foi planejada a partir de uma pesquisa previa feita em sites da internet, sendo escolhida a melhor atividade a ser desenvolvida com o tema proposto pelo grupo. Foram feitas as adequações necessárias para o ciclo de vida do idoso, sendo possível que todos participassem. A ação educativa foi a dinâmica intitulada “O Segredo da Caixa”, nesta dinâmica foi passada uma caixa de papel contendo em seu interior a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, para os idosos que estavam próximos uns dos outros em roda. Os idosos foram instruídos a olharem o que havia dentro da caixa, depois diriam aos alunos que ficavam ao seu lado, uma palavra que aquele objeto representava para eles e os alunos procediam anotando cada uma dessas impressões. Após a caixa passar por todos os idosos, as palavras foram lidas e surgiram palavras como: ruim, duas pessoas adultas, têm que cuidar da saúde, respeito com os idosos, respeito com os idosos, caderneta da pessoa idosa, 3º idade, consultas periódicas. Ao final os alunos procederam explicando a importância da Caderneta para o idoso, para os profissionais que a manusearem e o que contém nela. Conclusão: Durante a ação foi possível presenciar na prática o que aprendemos na literatura, o envelhecimento saudável é possível e devemos auxiliar e participar ativamente desse processo junto aos idosos.