Anais - 18º CBCENF
Resumo
Título:
METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO APLICADA A DISCIPLINA DE LEGISLAÇÃO E ÉTICA DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Relatoria:
RITA PATRIZZI MENDONÇA
Autores:
- Bárbara Pompeu Christovam
- Diana Lilian Borges Vieira
- Anna Carolina Moreira Nascimento
- Rita Kelly Alves da Silva Ribeiro
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: As metodologias de ensino-aprendizagem tradicionais ainda são as mais utilizadas na formação dos profissionais da saúde. Nessas práticas educativas, destacam-se a transferência de conhecimentos pelo docente ao aluno, o qual absorve passivamente o conteúdo sem que seu contexto social ou seus conhecimentos prévios sejam considerados1. Na Enfermagem, a discussão sobre o processo de formação dos seus profissionais data desde o início da década de 80, quando começaram as discussões e a construção de um projeto político para a profissão, tomando como uma de suas referências a construção do Sistema Único de Saúde - SUS, conduzido pela Associação Brasileira de Enfermagem - ABEn, o qual vem sendo implementado, enfrentando políticas econômicas, de ensino e de saúde nem sempre favoráveis aos processos de transformação2. Na Metodologia da Problematização os resultados deverão voltar-se para algum tipo de intervenção na realidade, na mesma realidade na qual foi observado o problema, imediatamente, dentro do nível possível de atuação permitido pelas condições gerais de aprendizagem, de envolvimento e de compromisso social do grupo.3 Objetivo: relatar a experiência vivenciada pelo professor de graduação frente o emprego de metodologia Ativa de Aprendizagem - Problematização como metodologia de ensino, utilizando o Arco de Charles Magueres como fundamentação teórica. Metodologia: Estudo qualitativo, descritivo que relata a experiência de realizar metodologia ativa de ensino como estratégia de aprendizagem na disciplina de Legislação e Ética, do curso de graduação em enfermagem. A aula foi ministrada para turma de segundo período, de uma Universidade privada do estado do Rio de Janeiro. As aulas foram ministradas no turno da noite. Utilizou-se como recurso áudio visual, álbum seriado tamanho A4, o qual continha perguntas fundamentadas no Arco de Charles Magueres. Resultados: Os 32 alunos que cursavam a disciplina foram avaliados através de apresentação de seminários sobre os temas abordados em cada aula. Os alunos demonstraram maior atuação no seu próprio processo de ensino aprendizagem, tornando-se protagonistas de seu próprio saber. Conclusão: Embora os métodos tradicionais de ensino ainda sejam mais aceitos, o método de problematização como estratégia de ensino proporcionou um processo de ensino aprendizagem mais interessante, dinâmico e eficaz, uma vez que se desvinculou de métodos tradicionais e implementou uma aprendizagem crítico reflexiva.