Anais - 18º CBCENF
Resumo
Título:
EXPERIÊNCIA DE UM SERVIÇO PÚBLICO DE PEDIATRIA EM ESTRATÉGIAS DE CAPACITAÇÃO NO CUIDADO INTEGRADO
Relatoria:
GABRIELA MARIA FERNANDES DE ALENCAR
Autores:
- Gilsandra de Lira Fernandes
- Adelane Renali Coutinho da Silva
- Luciana Ferreira de Souza
- Cecília Cavalcanti Guedes
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A educação permanente baseia-se na aprendizagem significativa e na possibilidade de transformar as práticas profissionais. Potencialidades dessa estratégia são: fortalecimento do controle social; repolitização do Sistema Único de Saúde (SUS); incentivo ao protagonismo de usuários e trabalhadores no processo saúde e doença e a produção de um impacto positivo sobre a saúde individual e coletiva da população. O Serviço Público de Pediatria conta com equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, entre outras especialidades. Nesse contexto, buscou-se estratégias para vivenciar a interdisciplinaridade na construção do cuidado integrado, a partir do levantamento das necessidades de capacitação profissional, objetivando a captação de temáticas comuns aos profissionais da saúde e demais trabalhadores para a planejamento de ações educativas integradas. OBJETIVO: Relatar a experiência de capacitar profissionais de saúde e outros profissionais na perspectiva do cuidado integrado. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência, realizado no Complexo de Pediatria do Estado da Paraíba, no período de dezembro de 2014 a maio de 2015, através de oficinas de sensibilização para a identificação de problemas prioritários, atores envolvidos, estratégias de solução e formas de avaliação. RESULTADOS: Participaram das oficinas os gestores de Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Serviço Social, Custo Hospitalar, SAME, Radiologia, Núcleo de Saúde do Trabalhador, Contas médicas e Lavanderia. Os principais problemas descritos foram comunicação interprofissional, espaço físico para reuniões, preenchimento inadequado dos impressos hospitalares/ambulatoriais, capacitação dos profissionais, integração da equipe multiprofissional, ética profissional, entre outros. CONCLUSÃO: O espaço para discussão dos principais problemas vivenciados em um serviço público de pediatria, a partir da percepção de diferentes profissionais de saúde e demais colaboradores, proporcionou-nos reflexão crítica da necessidade de capacitação profissional na perspectiva do cuidado integrado, ressaltando a importância da educação permanente para a melhoria da qualidade da assistência aos usuários.