Anais - 18º CBCENF
Resumo
Título:
A COLETA SELETIVA COMO TEMA DE GRUPO TERAPÊUTICO COM USUÁRIOS DO CAPS-CAMINHAR
Relatoria:
MARIANA CAMILA V. FERNANDES
Autores:
- ANNA LUIZA CASTRO GOMES
- JOÃO EUCLIDES FERNANDES BRAGA
- THAYZA COSTA DE OLIVEIRA LIMA
- MAYRA RAQUEL LIMA LIRA DA SILVA
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Atualmente a luta pela conservação do meio ambiente e a própria sobrevivência doser humano no planeta, está diretamente relacionada com a questão do lixo urbano. A problemática do lixo, se agrava, entre outros fatores, pelo acentuado crescimento demográfico. Uma das formas de recolhimento do lixo é através da coleta seletiva que de acordo com a Politica Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil, consiste no recolhimento diferenciado de resíduos sólidos que foram selecionados de forma prévia com o intuito de encaminha-los para a reciclagem, compostagem, reuso ou incineração. Essa prática de separação dos resíduos orgânicos e inorgânicos facilita a reciclagem dos materiais, pois estes estando limpos facilitam o reaproveitamento e a comercialização desses materiais. OBJETIVO: Abordar com os usuarios do CAPS – Caminhar a relevância da coleta seletiva relacionando-a ao processo de reciclagem. METODOLOGIA: O grupo terapêutico foi desenvolvido pelos alunos de enfermagem matriculados na disciplina Saude Mental II da Universidade Federal da Paraíba com os usuarios do CAPS – Caminhar no município de João Pessoa – PB e foi desenvolvido em 3 momentos. O 1º momento foi realizado uma dinâmica de apresentação entre os participantes do grupo. No 2º momento foi debatido o tema e os usuarios foram convidados a colocar figuras de lixos no local correto de descarte. No ultimo momento os usuarios falaram de suas experiências com o grupo e receberam uma lembrança feita de material reciclado. RESULTADOS: Pode-se perceber o entrosamento e colaboração dos usuarios com os alunos de enfermagem. No 2º e 3º momento os usuarios demonstraram que haviam aprendido sobre a importância da coleta seletiva e o destino de cada tipo de material. A ação também proporcionou aos alunos conhecer e entender o funcionamento do CAPS e desmistificar pessoas com transtornos mentais. CONCLUSÃO: É perceptível os resultados positivos com o desenvolvimento de atividades educativas com usuarios do CAPS, sendo assim, propõem-se que mais atividades com esta sejam realizadas.