LogoCofen
Anais - 18º CBCENF

Resumo

Título:
EDUCAÇÃO POPULAR UM SAÚDE: UMA FERRAMENTA PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE DE COMUNIDADES SOCIOECONÔMICAS DESFAVORECIDAS
Relatoria:
ADALBERTO FORTES RODRIGUES JUNIOR
Autores:
  • Phellype Kayyaã da Luz Coren
  • Diego de Sousa Pontes
  • Nayana Soares Cunha
  • Francisca Rouse Luz Gonçalvez
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A educação, como prática essencialmente humana, é um instrumento de intervenção na realidade que deve estar acima de qualquer transmissão de saberes, centrando-se na criação de um ambiente de compartilhamento propício para a formação humana. OBJETIVO: Relatar a experiência da construção de uma oficina educativa para capacitação e empoderamento de uma comunidade de pescadores para adoção de medidas preventivas para controle da tuberculose. METODOLOGIA: A oficina estava inserida no contexto do projeto de extensão financiado pela UFPI/PIBEX intitulado: Saúde Sem Fronteiras: Ações De Promoção da Saúde para Prevenção e Controle da Tuberculose na Comunidade Manga-Ma. O projeto envolveu 09 discentes e 02 professores especialistas que supervisoram e coordenaram os discentes acima citados. RESULTADOS E DISCUSSÕES: A comunidade foi escolhida em função das precárias condições socioeconômicas em que a mesma está inserida, bem como pela dificuldade de acesso dos moradores aos serviços de saúde e por fim, pelo isolamento geográfico tendo em vista que a mesma esta localiza a mais 600 km da capital São Luís sendo dificultoso por tanto a transferência de recursos humanos e matérias para a comunidade . Para atingir o objetivo de capacitação e empoderamento, desenvolve-se oficinas educativas paltadas em um linguajar acessível para melhor compreensão da mensagem do projeto: “prevenção da TB”, optando-se para tal “transmissão” educativa o teatro pois, este, quando bem trabalhado se constitui uma ferramenta de tecnologia leve de importância para capacitação dos assistidos. O teatro abordou a história de uma família que apresentava um paciente portador de Tuberculose o qual apresentava inúmeros fatores de risco: alcoolista, baixa renda, residente de uma casa muita aglomerada e sem higienização adequada, não vacinada e que apresentava sinais e sintomas de tuberculose onde se negava a comparecer ao posto médico. Feita a apresentação teatral, a equipe observou que os ouvintes compreenderam quais eram os fatores de risco apresentados pela peça bem como os sinais e sintomas clínicos que um portador de TB apresenta. RESULTADOS: Pode-se validar o teatro como importante ferramenta de ensino aprendizado na promoção da saúde de comunidades desfavorecidas pelo seu baixo custo, por ter favorecido o conhecimento global sobre fatores de risco, sinais e sintomas de um portador de TB, tratamento e atitudes preventivas.