Anais - 18º CBCENF
Resumo
Título:
ATUAÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM EM ATIVIDADE DE PROMOÇÃO À SAÚDE DO IDOSO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
REGINA DULCE DA SILVA NOLÊTO
Autores:
- Carolina Bezerra Valadares
- Vanessa Rodrigues da Silva
- Fernanda Valéria Silva Dantas Avelino
Modalidade:
Pôster
Área:
Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O crescente envelhecimento populacional tem tornado as estratégias de promoção à saúde do idoso cada vez mais importantes como ferramentas capazes de proporcionar uma experiência positiva de longevidade, preservando as capacidades e o potencial do indivíduo. Objetivo: Relatar a vivência de acadêmicas de enfermagem em ação prática desenvolvida na disciplina de Semiologia e Semiotécnica para Enfermagem, enfatizando a execução dos métodos semiológicos e semiotécnicos em idosas e a importância da atividade para a formação das alunas. Metodologia: O presente trabalho relata uma experiência vivenciada durante a disciplina de Semiologia e Semiotécnica para Enfermagem da Universidade Federal do Piauí em que foram desenvolvidas práticas de saúde com idosas que participavam do projeto “Rosas do Entardecer – Saúde e bem-estar na terceira idade” na qual foram realizadas diversas atividades relacionadas à saúde, envolvendo as práticas profissionais de enfermeiros, nutricionistas e educadores físicos. Resultados: A atividade prática foi estruturada de modo a fornecer um atendimento multiprofissional às idosas que integravam o projeto Rosas do Entardecer, propiciando uma avaliação holística de cada indivíduo. A aplicação dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos na disciplina de Semiologia e Semiotécnica para Enfermagem ocorreu a partir da aferição da pressão arterial, glicemia capilar e medidas antropométricas. A partir das avaliações, notou-se em algumas idosas um grande risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, orientando às mesmas algumas medidas de prevenção contra o surgimento dessas enfermidades. Além disso, a atuação dos acadêmicos em um cenário diferenciado exigiu uma maior capacidade de comunicação, dinamismo e gerenciamento de funções possibilitando o aperfeiçoamento das habilidades dos discentes. Conclusão: Percebe-se a importância da atividade para o aprofundamento dos conhecimentos semiológicos e semiotécnicos essenciais à prática profissional do enfermeiro, além de sua contribuição para a promoção da saúde das idosas, que relataram o aumento da sua vitalidade ao realizarem as atividades e passaram a ter maior interesse em cuidar da própria saúde.