LogoCofen
Anais - 18º CBCENF

Resumo

Título:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE DESENVOLVIDA COM UM GRUPO DE HIPERTENSOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
WANDERSON LUIZ SOUSA OLIVEIRA
Autores:
  • Arethuza de Melo Brito Carvalho
  • Lilia Regina de Lima Cardoso Nascimento
  • Luana Mendes Silva
  • Silquia Maria Sena Sales
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O tratamento anti – hipertensivo tem o objetivo de reduzir a morbidade e mortalidade das doenças cardiovasculares. No entanto, sabe-se que o individuo com hipertensão arterial necessita de cuidados com a sua saúde que incluem os aspectos do seu cotidiano, além da tomada de medicamentos. Os profissionais de saúde, entre eles o enfermeiro, devem trabalhar questões de educação em saúde com os pacientes, de forma a adaptar as informações as necessidades dos indivíduos. Objetivos: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem no trabalho de educação em saúde com um grupo de hipertensos de uma Unidade Básica de Saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo de relato de experiência, realizado a partir da vivência em campo de estágio extracurricular de acadêmicos de enfermagem com a observação e participação em ações educativas desenvolvidas com um grupo de hipertensos de uma Unidade Básica de Saúde de um município do Piauí, no período de março a junho de 2015. Resultados: No inicio, os acadêmicos ficaram apenas observando o grupo, ficou evidente o interesse dos hipertensos somente em receber a medicação, com isso se iniciou um processo de esclarecimento sobre a importância de realização de exercícios físicos, adoção de bons hábitos alimentares e momentos de lazer para uma melhor qualidade de vida. Os acadêmicos conquistaram a confiança dos participantes, e começaram a ser inserido no desenvolvimento das atividades com os hipertensos. Dessa forma, abordaram temas relacionados à saúde, tais como: alimentação saudável e exercícios físicos. Conclusão: A experiência relatada foi fundamental para o reconhecimento dos acadêmicos de enfermagem sobre a importância de educação em saúde com grupos, como estratégia de trabalho. Para tanto a necessidade de planejamento, organização e sensibilização da equipe e usuários para a participação das atividades propostas. Por meio desta ação, foi proporcionado um aprendizado teórico – pratico de etapas como reconhecimento da necessidade, possibilidade da realização da atividade, integração e ensino – serviço e avaliação das atividades desenvolvidas.