Anais - 18º CBCENF
Resumo
Título:
RELEVÂNCIA DA MONITORIA PARA O ACADÊMICO DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
NATALIE OLIVEIRA SANTANA
Autores:
- Ísis Rebeca Rodrigues Santos
- Vivianne Karine Santos Machado
- Manuela de Carvalho Vieira Martins
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A monitoria acadêmica é um instrumento que busca proporcionar aos estudantes da graduação o aperfeiçoamento da sua formação profissional e também a integração dos mesmos no tripé ensino, pesquisa e extensão. OBJETIVOS: Expor relatos sobre experiências oriundas da prática da monitoria, bem como ressaltar a sua importância para o acadêmico de Enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, na forma de relato de experiência, realizado a partir da vivência dos acadêmicos monitores durante o exercício da monitoria, no curso de graduação em Enfermagem da Universidade Tiradentes (UNIT). RESULTADOS: O exercício da monitoria proporciona ao aluno monitor, além do interesse pela prática da docência, um maior aprendizado teórico-prático referente à disciplina. Além disso, auxilia no processo de aprendizagem dos estudantes, pois os monitores facilitam a compreensão dos assuntos ministrados em sala de aula esclarecendo dúvidas e reforçando conteúdos. CONCLUSÃO: Portanto, a monitoria contribui de forma significativa com a promoção da cooperação entre o aluno e o professor, através da articulação do conteúdo teórico e prático da disciplina e auxilia na formação acadêmica e profissional do discente, visto que a atividade de monitoria exige constante estudo e disciplina.