Anais - 18º CBCENF
Resumo
Título:
AÇÃO EDUCATIVA LÚDICA PARA CRIANÇAS DE UMA COMUNIDADE CARENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
RAFAELA MOURA DE ARAUJO
Autores:
- MICHELE PEREIRA DA TRINDADE
- LUANA DA SILVA FREITAS
- LEIDIANE MENDES BRITO
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A atual realidade das comunidades carentes na Amazônia é cercada pela precária condição de vida, inserida nesse contexto encontra-se a comunidade Nossa Senhora do Livramento, localizada no município de Igarapé-Açu (PA), elegida como campo para o desenvolvimento do projeto de extensão, Lótus apoiado pelo Centro Universitário do Pará (CESUPA); formado por acadêmicos das áreas de saúde, educação, ambiental e jurídica com objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida dos moradores, com ações educativas nos eixos: saúde, educação, ambiente, organização social/empreendedora, etc. A educação em saúde representa um importante instrumento facilitador para a capacitação da comunidade, contribuindo para a promoção da saúde¹. No mesmo sentido, o lúdico no processo de aprendizagem é uma metodologia utilizada para estimular a criatividade, o respeito, a comunicação e a formação de cidadãos reflexivos². Objetivo: Relatar a experiência vivida por acadêmicos do curso de Graduação e Licenciatura em Enfermagem da Universidade Federal do Pará, durante a realização de uma ação educativa lúdica sobre verminoses e parasitoses para crianças moradoras de uma comunidade carente. Descrição da experiência: Os acadêmicos promoveram inicialmente uma encenação teatral para que de forma simples as crianças pudessem compreender o assunto abordado. Posteriormente, os discentes, também de forma didática, através de álbum-seriado ilustrativo, explicaram o que são as verminoses e parasitoses, como se adquire e a forma de prevenção dessas doenças. Ao final, as crianças interagiram com os acadêmicos com perguntas e respostas que possibilitaram a percepção pelos discentes de que os participantes compreenderam o assunto. Por fim, as crianças receberam um brinde simbólico de participação. Resultados: Observou-se que a encenação teatral chamou a atenção das crianças, que assistiam atentos, demonstrando entender a proposta da ação. Logo após, com a palestra, o tema já era de conhecimento dos espectadores e assim facilitou a compreensão pelas crianças da importância da prevenção de verminoses e parasitoses. Conclusão: Os acadêmicos puderam perceber como as ações educativas, lúdicas principalmente, são importantes ferramentas para levar conhecimento e para incentivar a transformação da realidade social de uma comunidade. Através de projetos de extensão como o Lótus é possível contribuir de forma positiva para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas.