Anais - 18º CBCENF
Resumo
Título:
PRIMEIROS SOCORROS NO AMBIENTE ESCOLAR: AÇÃO EXTENSIONISTA PARA ADOLESCENTES
Relatoria:
THAYNARA FERNANDA SOARES DA SILVA
Autores:
- MARIA AMELIA DE SOUZA
- ELIANE ROLIM DE HOLANDA
- THAIOMARA RAMALHO MENDES
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A Promoção da Saúde pode ser colocada em prática em todos os lugares onde se desenvolve atividades de cuidado. A escola deve ser entendida como um espaço de relações, contribuindo na construção de valores pessoais, crenças, conceitos e interferindo na produção social da saúde. Desta forma, a escola tem papel fundamental na aquisição de estilos de vida saudável e na prevenção de comportamentos nocivos, sendo um espaço para promoção da saúde. Partindo desse pressuposto o planejamento de ações educativas para escolares proporcionará uma melhor qualidade de vida aos estudantes, sendo os adolescentes o foco das atenções, uma vez que a adolescência é um processo de transformações de crescimento e desenvolvimento humano. Objetivo: Relatar a experiência de uma ação educativa sobre primeiros socorros no ambiente escolar para adolescentes. Metodologia: Esta ação ocorreu no dia 05 de junho de 2015, em uma escola do município de Vitória de Santo Antão-PE, com alunos do 7° ano D. A escolha do tema foi realizada pela diretora da escola. Para a realização da ação foi utilizado um jogo educativo, na qual era composto por um dado e 20 perguntas a respeito do assunto a ser trabalhado na ação. Dois alunos se colocaram a disposição para participar do jogo, após cada resposta era explicado como realizar os primeiros socorros corretamente e tirado dúvidas. Resultados: A ação desenvolveu-se de forma dinâmica, onde os alunos foram bastante participativos. Ao responder as perguntas agiam como se estivessem vivendo a situação e respondiam naturalmente, o que simbolizava como a prática dos primeiros socorros era realizada tanto no ambiente escolar como em casa. O que ficou bem marcado foi a precariedade de conhecimentos básicos sobre primeiros socorros por parte de seus familiares, o que ficava bem nítido em suas falas. Conclusões: Diante dos resultados percebe-se a importância de ações educativas no âmbito escolar, uma vez que os alunos relatam suas experiências, curiosidades e dúvidas. Sendo também um método de levar o conhecimento para toda a família. Concluiu-se que a participação nesse projeto traz uma contribuição significativa na formação acadêmica por mostrar a importância de ações educativas, sendo a Enfermagem composta de profissionais com competência e habilidades para executar ações de promoção da saúde.