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Anais - 18º CBCENF

Resumo

Título:
ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA DO PACIENTE NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Relatoria:
DAYSE DOS SANTOS FERREIRA
Autores:
  • Christina Silva Costa Klippel
  • Joyce Pereira dos Santos Muniz Silva
  • Juliana dos Anjos de Souza
  • Lucienne Raggi Rodrigues
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Em 2011, a Organização Mundial de Saúde lançou o guia para organização do currículo multiprofissional para auxiliar o ensino do tema “Segurança do paciente” nas formações em Saúde. Ressaltou, ainda, a necessidade de revisão da prática pedagógica, com a assimilação de novas metodologias para a inclusão do tema no processo de ensino no Curso de Graduação em Enfermagem. Objetivo: Relatar a experiência de docentes e monitores no processo de ensino do Programa Nacional de Segurança do Paciente a estudantes do Curso de Graduação em Enfermagem de uma Universidade privada no Estado do Rio de Janeiro. Metodologia: Descrição de estratégia de ensino do tema “Segurança do Paciente”. Resultados: Para a abordagem da Meta 1 (identificação do paciente) foram instaladas pulseiras de identificação nos manequins de habilidades técnicas no Laboratório de Semiologia; Em relação à Meta 3, (redução dos erros de prescrição de medicamentos) foi desenvolvida uma oficina de Terapia Intravenosa, com aula expositiva sobre o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), exposição dialogada e apresentação de vídeos sobre erros de medicação e formas de prevenção e oficina prática de preparo e administração da Terapia Intravenosa. Como referência à Meta 5 (controle de infecção) foi realizada uma oficina de higienização das mãos e normas de biossegurança. Conclusão: A adoção de estratégias de ensino do PNSP contribuiu para a incorporação da temática ao conteúdo programático do currículo de Graduação em Enfermagem, com vistas à segurança do paciente na assistência de enfermagem pelos futuros enfermeiros.