LogoCofen
Anais - 18º CBCENF

Resumo

Título:
ALEITAMENTO MATERNO COMO FOCO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
VANESSA RODRIGUES DA SILVA
Autores:
  • Josiane Araújo Lima Costa
  • Bianca Anne Mendes de Brito
  • José Lucas Silveira Ferreira
  • Adriana da Cunha Menezes Parente
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A educação em saúde constitui-se como um espaço importante de construção e veiculação de conhecimentos e práticas relacionados aos modos como cada cultura concebe o viver de forma saudável. É um instrumento que possibilita ao indivíduo compreender o que ocorre na sociedade, possibilita transformar, desenvolver ideias, criar meios e subsídios para o seu crescimento e desenvolvimento. Objetivos: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem em uma atividade de educação em saúde como forma de promoção do aleitamento materno. Metodologia: Relato de experiência sobre uma atividade de educação em saúde realizada durante o estágio obrigatório do Curso de Graduação em Enfermagem com 24 gestantes e 13 puérperas que estavam internadas em 06 enfermarias de uma maternidade pública de referência do nordeste brasileiro em abril de 2015. Realizou-se exposição dialogada sobre aleitamento materno, com base no álbum seriado do Ministério da Saúde “Promovendo o Aleitamento Materno”, que aborda as vantagens do aleitamento para o RN, mãe e família, posição para amamentar e amamentação exclusiva. Resultados: Através da exposição dialogada, verificou-se que as gestantes e puérperas compreenderam as vantagens, e a forma correta de amamentar, bem como a importância do aleitamento materno exclusivo até seis meses de vida para manutenção da saúde do RN e da puérpera. Conclusão: A experiência relatada foi fundamental para a apreensão de conhecimentos teórico-práticos acerca da temática, permitiu uma análise crítica das preconcepções que orientavam gestantes e puérperas, colaborando para o exercício da promoção da saúde e aquisição de habilidades pelos acadêmicos de enfermagem.