LogoCofen
Anais - 18º CBCENF

Resumo

Título:
ELABORAÇÃO DE ILUSTRAÇÕES PARA TECNOLOGIAS EDUCATIVAS: UM ESTUDO METODOLÓGICO
Relatoria:
LARISSA GOMES GIRÃO PAIVA SOARES
Autores:
  • LIANA MARA ROCHA TELES
  • JOANA MARIA ROCHA SALES
  • MARYLEUDA MELO MOREIRA
  • ANA KELVE DE CASTRO DAMASCENO
Modalidade:
Pôster
Área:
Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: A imagem é um fator decisivo na atitude de ler a instrução, por isso, deve ser amigável, chamar a atenção do público-alvo e retratar claramente o propósito do material(1). OBJETIVO: Descrever a elaboração das ilustrações para o manual educativo “Preparando-se para acompanhar o parto normal: o que é importante saber?”. METODOLOGIA: Pesquisa metodológica, realizada em 2011, na qual foi desenvolvido um manual educativo para acompanhantes durante o parto. Todas as ilustrações foram desenhadas manualmente, utilizando caneta nanquim para sua finalização. Logo após, os desenhos eram escaneados e enviados à pesquisadora para aprovação. Caso fossem aprovados, eram finalizados através de pintura digital utilizando o programa Adobe Photoshop 12.0. Caso necessitassem de modificações, todo o processo era reiniciado. RESULTADOS: No total, o manual foi composto por 38 ilustrações, sendo 23 destas desenhadas utilizando imagens já publicadas como modelo. Procurou-se confeccionar ilustrações com as seguintes características: atrativas, de fácil compreensão, representativas da realidade e embasadas na literatura pertinente. Foram criados dois personagens (a mulher e seu acompanhante) exclusivos para o manual. Levando em conta que o manual faz uma narrativa do percurso da mulher e de seu acompanhante desde suas casas até o Alojamento Conjunto (na Maternidade), a manutenção da aparência desses personagens nas ilustrações facilita a compreensão do leitor, fazendo com que este crie um filme das situações expostas. Optou-se pela padronização de desenhos em linha simples, colorindo e aproximando os personagens ao contexto real (semblantes de satisfação, preocupação, dor, alívio, entre outros). As ilustrações eram identificadas com título representativo, facilitando a identificação do foco central da ilustração. CONCLUSÃO: A construção de ilustrações para tecnologias educativas requer embasamento científico aliado à representatividade das situações, facilitando assim, a compreensão do leitor. Quando utilizada de maneira adequada, as ilustrações podem interferir positivamente no processo educativo.