LogoCofen
Anais - 18º CBCENF

Resumo

Título:
HUMANIZAÇÃO DO PARTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
DIEGO DA SILVA DANTAS
Autores:
  • Eric de Almeida Santos
  • José Paulo dos Anjos Santos
  • Thiago dos Santos Valença
  • Rosemar Barbosa Mendes
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A desvalorização do parto natural e a prática cada vez maior de intervenções cirúrgicas desnecessárias mostram o quanto à população feminina é carente de informação e educação em saúde. Por meio de proposta do projeto de extensão: Grupo Amigo da Mulher no Caminho da Humanização, atividades educativas e assistenciais são desenvolvidas por alunos de enfermagem, respaldados no referencial de humanização da assistência ao parto e atenção hospitalar, preconizados pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde. Objetivo: Esclarecer à população e os profissionais de saúde as boas práticas desenvolvidas na assistência perinatal e ao parto, a partir das diretrizes da rede cegonha, com base na proposta de humanização do parto preconizada pelo Ministério da Saúde. Métodos: As atividades foram organizadas na maternidade Zacarias Junior no município de Lagarto-Se, envolvendo 6 alunos de graduação do curso de enfermagem. Os estudantes abordaram às gestantes na consulta do pré-natal, a partir de 24 semanas de gestação e ofereceram a elaboração do Plano de Parto, por meio de roteiro com informações relacionadas ao parto, como: Escolha do acompanhante e orientações direcionadas ao início do trabalho de parto, medidas de conforto, técnicas de respiração, relaxamento e suporte emocional à mulher. Resultados: Foram realizadas capacitações aos alunos, oficinas e rodas de conversa quizenais com as gestantes com os seguintes temas: Conhecendo meu corpo e como engravidei; O parto, o que saber e o que esperar? Cuidando de mim e do meu bebê; Novas tecnologias na assistência ao parto; Plano de parto; Legislação no caminho da humanização. Conclusão: O projeto vem demonstrando relevância para os alunos na prática da humanização, com habilidades de escuta, acolhimento e compreensão das necessidades de cuidado da mulher durante os períodos gestacional e da parturição, destacando o respeito ao processo fisiológico do nascimento.