Anais - 18º CBCENF
Resumo
Título:
A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA PARA DISCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
BRENA DA SILVA BULHÕES DE MEDEIROS AZEVEDO
Autores:
- Ianna Priscilla Dantas de Queiroz
- Daísy Vieira de Araujo
- Fábia Barbosa de Andrade
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A monitoria se constitui em um processo de ensino e aprendizagem que favorece a troca de experiências entre alunos, monitores e professores, além de contribuir para a formação de um enfermeiro crítico, reflexivo e questionador. OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicas do 7º período do Curso de graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi/Universidade Federal do Rio Grande do Norte (FACISA/UFRN) como monitoras. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, ancorado no relato de experiência de monitoras do projeto de ensino intitulado “Educador e Educando: promovendo qualidade no ensino de enfermagem da FACISA/UFRN.” As atividades da monitoria ocorreram no período de março a junho de 2015 e foram desenvolvidas durante o componente de Semiologia e Semiotécnica da Enfermagem para alunos matriculados no 4º período do curso. RESULTADOS: O projeto assumiu o compromisso de inserção das monitoras no planejamento, desenvolvimento e avaliação das atividades propostas ocorridas no ambiente interno (sala de aula e Laboratório de Habilidades) e externo (serviços de saúde) da universidade. As monitoras participaram ativamente do processo de ensino e aprendizagem dos alunos por meio de revisão dos conteúdos e procedimentos, acompanhamento das aulas e provas práticas no Laboratório de Habilidades, bem como participação nas atividades de campo dos alunos com o objetivo de minimizar e/ou suprir as dificuldades iniciais de abordagem e cuidado do paciente. CONCLUSÃO: Torna-se imperativo a continuidade de projetos de ensino como o relatado tendo em vista a construção do conhecimento de alunos e dos próprios monitores e o incentivo e compromisso com a educação dos futuros enfermeiros.