Anais - 18º CBCENF
Resumo
Título:
PRINCIPAIS DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM NO PACIENTE COM NEUROPATIA DIABÉTICA
Relatoria:
JULIANA ANDREIA SOUZA FERNANDES
Autores:
- Sayonara Monique de Melo Nogueira
- Raquel Freire Alves
- Dandara Medeiros Paiva
- Mychelle Oliveira Porto
Modalidade:
Pôster
Área:
Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: O Diabetes Mellitus é um distúrbio metabólico e crônico que afeta a população de forma crescente e constitui um importante problema de Saúde Pública. O uso dos diagnósticos de enfermagem oferece aos enfermeiros uma linguagem comum para a identificação dos problemas atuais ou potenciais do paciente, auxiliando na escolha das intervenções. Tem como objetivo elucidar os principais diagnósticos de enfermagem encontrados nesses pacientes. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica desenvolvida em julho de 2015, tendo como fonte a base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), sendo utilizado os descritores “diagnósticos de enfermagem” “Pé diabético” e “diabetes mellitus”. Os critérios para inclusão dos artigos foram: a disponibilidade na íntegra, em português, realizado há menos de 10 anos e que estivessem em consonância com a temática. Resultados e Discussão: Os diagnósticos de enfermagem mais frequentes foram do domínio “Promoção da saúde” e “Segurança/proteção”, cujo foco do cuidado é a manutenção do controle metabólico com ênfase na educação para a saúde. Os que apresentaram uma frequência maior que 50% foram: integridade da pele prejudicada, risco para infecção, controle ineficaz do regime terapêutico e risco de disfunção neurovascular periférica. Esta é uma das complicações mais comuns sendo caracterizado pelo aparecimento de lesões precipitadas o “pé diabético” que culminam em amputação quando não iniciado um tratamento precoce e adequado. Conclusões: Constatou-se que os resultados encontrados nos fornecem bases orientadoras para o planejamento do atendimento individual e integral desses usuários. De forma a desenvolver atividades educativas para o autocuidado, contribuir para recuperação do equilíbrio fisiológico, diminuir as complicações para assistir de forma resolutiva.