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Anais - 18º CBCENF

Resumo

Título:
ORGANIZAÇÃO DOS AMBIENTES DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS À FERIDAS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO NO SERIDÓ
Relatoria:
JÉSSICA KELLY RAMOS CORDEIRO
Autores:
  • Roberta Kaliny de Souza Costa
  • Gláucya Raquel Souza da Fonsêca Dutra
Modalidade:
Pôster
Área:
Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: o ensino de graduação em enfermagem vem atravessando mudanças com o objetivo de garantir ao profissional a aquisição das competências e habilidades para atender integralmente às necessidades de saúde da sociedade. Nesse sentido, reformulações curriculares, dentre outros enfoques, tem buscado manter relação com o movimento de diversificação dos cenários de aprendizagem para o ensino dos conteúdos necessários à preparação de enfermeiros para atuar no sistema de saúde. Nesse contexto é que se introduz a temática do cuidado a pessoas com lesões cutâneas, que requer assistência diagnóstica e terapêutica realizada por profissionais capacitados e recursos materiais como prerrogativas para um atendimento de qualidade e livre de riscos. OBJETIVO: identificar aspectos relacionados à estrutura dos cenários de aprendizagem para o ensino do cuidado de enfermagem a pessoas com lesões cutâneas. METODOLOGIA: Caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa e observacional não participante realizada nos ambientes de ensino do Curso de Enfermagem do Campus Caicó, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Para a coleta de dados foi utilizado um roteiro de observação estruturado. Os dados obtidos foram organizados em uma planilha de dados eletrônica, no quesito analise se deu de acordo com o referencial teórico da pesquisa. RESULTADOS: Os resultados apontam que, embora alguns ambientes de aprendizagem ofertem recursos indispensáveis para a prática do aluno no setor, muitos se mostraram escassos de materiais necessários para o desempenho adequado da prática do estudante de enfermagem, comprometendo a sua assistência ao portador de lesão cutânea. CONCUSÃO: Diante dos dados elencados, percebemos que existem fragilidades a serem trabalhadas no espaço da instituição formadora e dos serviços de saúde, uma vez que o cuidado a pessoa com lesões cutâneas requer profissionais preparados e capacitados para tal fim, para isto, faz-se necessário que as instituições de ensino ofereçam um suporte adequado para os estudantes, através da infraestrutura adequada, docentes capacitados, recursos humanos e tecnológicos necessários, grade curricular especifica, de maneira que o aluno consiga articular o contexto teória/prática.