Anais - 18º CBCENF
Resumo
Título:
A IMPORTÂNCIA DA PEDAGOGIA VIVENCIAL NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
Relatoria:
ISABEL CRISTINA AMARAL DE SOUSA ROSSO NELSON
Autores:
- Melina de Oliveira Pimentel
- Maria Cristiana da Silva Souto
- Cybele Maurício Queiroz de Souza
- Ilara Maria Ferreira Alves
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A Pedagogia Vivencial Humanescente ( PVH) é uma pedagogia que prepara para a vida, envolvendo o contexto vivencial e a corporeidade, sua aprendizagem é associada ao ato autopoiético, sendo de extrema importância no processo de formação do enfermeiro. Esse processo pedagógico vem possibilitar a incorporação das vivências cotidianas transformando assim em novos conhecimentos. Objetivo: Descrever a importância da pedagogia vivencial e seus pilares no processo de formação do Enfermeiro. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência vivenciado pela coordenação, docentes e discentes do curso de graduação em Enfermagem UNIFACEX ,Natal/RN que no ano de 2015 comemora seus dez anos de existência. Foram utilizados os seguintes descritores: Pedagogia vivencial, Formação Profissional, Sensibilidade. Resultados: A PVH tem como princípios norteadores a ludicidade, a criatividade, a reflexividade e a sensibilidade contribuindo ativamente com o desenvolvimento de pensamentos sensíveis, criativos, ecossistêmicos e transformadores, associando os princípios educacionais freirianos ao pensamento complexo, a qual visa à formação integral do Ser. Essa prática educativa interativa contribui ativamente com a evolução dos educandos como seres humanos, no despertar da consciência social, atuando assim de maneira responsável e humanescente. Conclusão: A PVH se diferencia das demais uma vez que fundamenta-se na concepção de educação como prática social, tem como ponto de partida os conhecimentos prévios, suas vivências, sua história, seus determinantes e condicionantes de vida, num processo reflexivo contínuo, tem como finalidade a transformação da realidade, a partir da ressignificação de conceitos e práticas, estimula o desenvolvimento de habilidades intelectuais e também potencializa os aspectos humanescentes, sociais, políticos e éticos na formação profissional, possibilita a chance de desenvolver no discente uma postura mais humanescente, comprometida com o meio, na medida em que o educador realize um fazer pedagógico consciente, alegre, criativo, transformador e competente, e, que favorece a experienciação do ensino realizado além dos muros da academia.