LogoCofen
Anais - 18º CBCENF

Resumo

Título:
QUALIDADE DE VIDA DO PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL SOB A ÓTICA DA ENFERMAGEM
Relatoria:
LUCAS HENRIQUE DE SOUSA CARVALHO
Autores:
  • Renata Helena da Costa Sousa
  • Paula Rayra Aves da Silva
  • Nínive de Oliveira Passos
  • Magda Rogéria Pereira Viana
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Qualidade de vida é uma palavra de difícil conceituação, que vem sofrendo transformações ao longo do tempo, logo seu conceito não pode ser fechado, irá variar de acordo com o que está em questão, ou seja, quais aspectos estão sendo analisados. Uma das categorias profissionais que mais tem exigido mudanças é a dos professores. O professor, em especial do ensino público, vivencia um acúmulo de funções como a construção de hábitos de saúde, assessoramento psicológico dos alunos, e tarefas burocráticas que, associadas à falta de autonomia, infraestrutura e baixa remuneração, configuram uma situação de vulnerabilidade social, psicológica e biológica deste. Assim este trabalho tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica sobre a realidade da qualidade de vida do professor do ensino fundamental sob a ótica da enfermagem. Para seleção dos artigos, foram utilizadas bases de (SCIELO), (LILACS) e (BDENF) que fazem parte da (BVS), com os descritores: Qualidade de vida, Enfermagem, Professores; para ampliar o campo de pesquisa e minimizar interferência nessa etapa de estudo. Os estudos realizados enfatizam que as queixas mais comuns dos professores relacionam-se com o uso da voz, com a postura corporal, problemas psicossomáticos e de saúde mental, agravados pela indisciplina dos alunos e falta de reconhecimento e valorização perante a sociedade. Enfatizaram, no geral, possíveis desfechos psíquicos decorrentes das altas demandas do trabalho. Altas prevalências Burnout, distúrbios psíquicos menores e problemas osteomioarticulares , e com a voz foram observadas e mostraram importantes associações com as condições de trabalho, como, por exemplo, altas cargas horárias, número excessivo de alunos e o tempo de magistério. A violência na escola parece ser um tema que necessita maiores investigações junto à realidade brasileira bem como ampla discussão na sociedade e medidas urgentes de intervenção Desta forma pode-se concluir que a qualidade de vida dos professores está afetada, observando-se que há necessidade de acompanhamento adequado, para que haja um melhor rendimento por parte destes profissionais tanto em sala de aula quanto em sua vida pessoal. É essencial que o Enfermeiro entenda desse assunto para que possa direcionar de forma mais precisa os processos de enfermagem, proporcionando assim, uma assistência mais qualificada a essa clientela.