Anais - 18º CBCENF
Resumo
Título:
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE UM CURSO DE EXTENSÃO EM SAÚDE MENTAL
Relatoria:
THIAGO DOS SANTOS VALENCA
Autores:
- DIEGO DA SILVA DANTAS
- DÉBORA LIMA OLIVEIRA
- FABRÍCIO NICÁCIO FERREIRA
- JOSÉ RONALDO ALVES DOS SANTOS
Modalidade:
Pôster
Área:
Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A compreensão do processo saúde-doença no contexto da Saúde Mental, carece do envolvimento do profissional de enfermagem com participação ativa e efetiva no cuidado assistencial e na recuperação ao portador de sofrimento psíquico. Cursos de extensão em metodologias ativas, tem demonstrado que agregam valor a formação acadêmica e, nessa perspectiva, é preciso que o discente tenha continuamente momentos de reflexão com discussão crítica-científica e de avaliação de suas atividades laborais cotidianas. OBJETIVOS: Descrever o desenvolvimento do curso de extensão em enfermagem em Saúde Mental. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, estudo observacional, com abordagem em educação em saúde vivenciado durante o curso de saúde mental, oferecido pelo departamento de enfermagem do campus de Lagarto. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A experiência vivida nos proporcionou conhecer a área da saúde mental, bem como sua evolução histórica, os principais transtornos mentais e comportamentais, tais como: esquizofrenia, transtorno de humor, transtornos de ansiedade e dependência química. Ainda foram discutidas as principais drogas psicoativas utilizadas no tratamento de pacientes portadores de distúrbios psiquiátricos, formas de tratamento, bem como os principais grupos terapêuticos e centros envolvidos no cuidado a saúde mental, como o Centro de Atenção Psicossocial/CAPS e o Núcleo de Atenção Psicossocial/NAPS. Aliado a discussão teórica foi realizado também a discussão da prática de contenção física e mecânica, como parte da estratégia para o controle de crise, conforme resolução 427/2012 do Conselho Federal de Enfermagem, que regulamenta a prática da contenção pelos profissionais de enfermagem. CONCLUSÃO: Foi evidenciado a importância da discussão de temas relacionados ao contexto do atendimento do paciente com transtorno mental, a compreensão das patologias associadas, bem como a necessidade de uma assistência de enfermagem sistematizada durante o atendimento, com vistas a reinserção social. Esta experiência vivenciada, suscita o despertar para a oferta de outros cursos que possam aliar a teoria com a prática, uma vez que contribui e possibilita o fortalecimento de ações educativas para o aprendizado de graduandos, bem como do aprimoramento profissional.