Anais - 18º CBCENF
Resumo
Título:
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE: CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
Relatoria:
MIKAEL LIMA BRASIL
Autores:
- Laís Vasconcelos Santos
- Maria Viviane da Silva Guedes
- Thalys Maynnard Costa Ferreira
- Alan Dionízio Carneiro
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: Educação e Saúde são dois campos de atuação que se comportam como um componente sinérgico para o desenvolvimento das atividades de Enfermagem, uma vez que a partir da fundamentação do cuidado em suas diversas nuances, compreende-se a pluralidade que a implementação de ações educativas proporcionam para o alcance da saúde em seus diversos aspectos. É nesta perspectiva que a Educação Popular em Saúde se apresenta em um contexto de reflexão das práticas a partir de um norte condicionado pela Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS), como também pela herança bibliográfica deixada por Paulo Freire. OBJETIVO: Refletir implicações da PNEPS para a formação de profissionais de Enfermagem a partir da perspectiva pedagógica de Paulo Freire. METODOLOGIA: Trabalho de cunho bibliográfico e reflexivo produzido a partir da PNEPS, de obras freireanas e do Caderno de Educação Popular em Saúde. Esta produção foi organizada em dois eixos reflexivos para uma melhor compreensão da problemática: “Organização da PNEPS” e “Implicações no processo de formação dos profissionais de Enfermagem”. RESULTADOS: Observou-se que a estruturação da PNEPS aponta em seus princípios, diretrizes e dimensões possibilidades que podem contribuir para uma formação consolidada na ótica do cuidado sistematizado e do acolhimento. Parece a Extensão Universitária ser um dos pilares afins e mais transparentes a PNEPS que sustentam a formação, e congrega a necessidade de romper as barreiras da academia para uma melhor inclusão do papel social de uma instituição de ensino superior e da própria Enfermagem como ciência e Práxis. CONCLUSÃO: compreendendo o mundo em suas diversidades e subjetividades, que carregam uma significativa e importante riqueza de conhecimentos, virtudes e dúvidas, que a formação profissional em Enfermagem entende a essência do cuidado e da Educação Popular em Saúde como ferramenta capaz de construir caminhos que falem duas línguas: a da ciência e a do povo.