Anais - 17º CBCENF
Resumo
Título:
ENFERMAGEM NA CENTRAL DE MATERIAL DE ESTERILIZAÇÃO: APROXIMAÇÃO DISCENTE COM A LIGAÇÃO TEORIA-PRÁTICA
Relatoria:
MARIA DO SOCORRO DE MELO
Autores:
- Jamile Jantana Borges
- Mikael lima Brasil
- Raila Natasha de Melo Bezerra
- Rayssa Vieira Brandão Ferreira
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Central de Material de Esterilização (CME) é uma unidade hospitalar destinada a receber materiais e insumos para realizar limpeza, desinfecção, esterilização, armazenamento e distribuição de acordo com a demanda dos setores nosocomial, dentro dos padrões normativos solicitados pelo órgão fiscalizador. Deve ser prioridade a efetivação com excelência de todas as etapas desenvolvidas na CME, pois a realização indevida destas pode acarretar transtornos como infecção hospitalar, contaminação dos profissionais e iatrogênicas. OBJETIVO: Relatar a experiência prática vivenciada por discentes de Enfermagem em uma unidade de CME. METODOLOGIA: Relato de experiência desenvolvido a partir da componente Curricular Saúde do Adulto II, em uma unidade hospitalar universitária do interior da Paraíba durante o mês de março de 2014. RESULTADOS: Houve uma exposição da estrutura física, equipamentos e materiais disponíveis para a efetivação do processo de esterilização, preparo, acondicionamento e distribuição dos insumos. Além da realização de procedimentos práticos, enfatizou-se a preocupação com os riscos ocupacionais e a importância da utilização dos equipamentos de proteção individual durante o processo de trabalho no ambiente, desde a limpeza até a distribuição de material, como também a necessidade em o êxito nos procedimentos cirúrgicos depender muito da qualidade dos serviços prestados pelo CME, uma vez que entre as várias causas de infecção hospitalar se devem ao não cumprimento das normas de preparo e armazenamento dos materiais estéreis. CONCLUSÃO: A vivência prática na CME alcança as metas previstas durante as aulas teóricas quando se acrescenta a necessidade da aproximação entre ensino-serviço e teoria-prática, oportunizando conhecer a dinâmica do ambiente, bem como constatar sua importância para o adequado funcionamento da instituição hospitalar.