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Anais - 17º CBCENF

Resumo

Título:
CUIDADOS NO PUERPÉRIO: RODAS DE CONVERSA COM ADOLESCENTES GESTANTES DO PRÉ-NATAL DE ALTO RISCO
Relatoria:
ERICA MARIANA BORGES DOS REIS
Autores:
  • EVELYNE TEIXEIRA DE SOUZA
  • VALÉRIA ARAÚJO BARROS
  • SUELEM DA COSTA CHAVES
  • SIMONE CRISTINA DA COSTA LOBATO
Modalidade:
Pôster
Área:
Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O período logo após o parto chama-se Puerpério. Dura em torno de 6 a 8 semanas. Em nenhuma outra fase da vida modificações físicas tão grandes acontecem em tão curto espaço de tempo. Todos os órgãos, principalmente os genitais, se recuperam das alterações ocorridas ao longo da gravidez e do parto e nessa fase se inicia a lactação. Além disso, importantes modificações psicológicas ocorrem. Objetivos: Este trabalho objetiva relatar a experiência das acadêmicas integrantes do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde- PET-SAÚDE (REDES DE ATENÇÃO) da Universidade Federal do Pará-UFPA com adolescentes gestantes que realizam pré-natal de alto risco na Unidade de Referência Especializada Materno Infantil- UREMIA. Metodologia: Trata-se de um trabalho qualitativo, do tipo relato de experiência, realizado em Abril de 2014, na UREMIA, Belém-Pará. A rodas de conversa aconteceram uma vez por semana (4° feira) de 14:00 as 16:00 horas. Iniciavam com a apresentação do grupo PET e o acolhimento das 18 gestantes que estavam na sala de espera de consultas agendadas pertencentes ao pré-natal de alto risco. Posteriormente as gestantes foram questionadas sobre o que é o puerpério? E quais são os cuidados que elas devem realizar neste período com: higiene, Atividade Sexual, função urinária e intestinal, atividade física, peso corporal, dores, lóquios, involução uterina, consulta de revisão, planejamento familiar, entre outros. Assim sendo observado seus conhecimentos prévios sobre o tema. Foi distribuído um folder (tecnologia educativa) confeccionado com base em literatura científica e de maneira objetiva para melhor compreensão. Após a leitura do folder explanamos acerca do cuidado para cada situação. Resultados: A educação em saúde foi possível devido a um pré-conhecimento teórico sobre os cuidados no Puerpério, por parte dos acadêmicos integrantes do projeto. Percebeu-se uma participação efetiva ao que era exposto. As gestantes durante a maior parte da ação expuseram suas experiências e opiniões. Sendo possível uma troca de conhecimento entre acadêmicos e usuárias, sobre as transformações físicas, psicológicas de acordo com a individualidade de cada uma, esclarecendo suas dúvidas e angústias. Conclusão: Este trabalho demostra que o enfermeiro possui um papel essencial como educador. É evidente que ações de educação em saúde desenvolvidas são de vital importância para um pós-parto tranquilo.