Anais - 17º CBCENF
Resumo
Título:
A DISCIPLINA SAÚDE AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
FRANCISCA IRES VELOSO DE SOUSA
Autores:
- ANDREYA MARIA PEREIRA DA SILVA
- FRANCIANA FARIAS COSTA
- MARIA DOS REMÉDIOS FARIAS DOS SANTOS
- MARIA ZÉLIA DE ARAÚJO MADEIRA
Modalidade:
Pôster
Área:
Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Entende-se como saúde ambiental os aspectos da saúde e qualidade de vida humana determinados por fatores ambientais, bem como à teoria e prática de avaliação, correção, controle e prevenção dos fatores ambientais que possam afetar a saúde humana tanto dessa geração como a futura. O que se percebe atualmente é que mesmo sendo um determinante saúde/doença, a interface meio ambiente saúde tem sido pouco abordada no processo de formação dos profissionais de saúde. Na formação de Enfermeiros esse enfoque deve ser ainda mais intensificado, visto que, são profissionais que lidam diretamente com a sociedade no que diz respeito às ações de promoção e reabilitação da saúde e devem estar preparados para desenvolver um cuidado holístico ao ser humano, desenvolvendo meios e soluções aplicáveis à sua realidade. OBJETIVOS: Descrever a experiência vivenciada durante um programa de monitoria referente à disciplina de saúde ambiental ministrada para alunos do curso de Enfermagem de uma universidade pública do Piauí. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência realizado durante o programa de monitoria da disciplina saúde ambiental ministrada para discentes do primeiro período do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, o trabalho baseou-se na observação dos discentes durante o desenvolvimento da disciplina bem como da construção por estes de seminários temáticos relacionados á água, esgoto, poluição atmosférica e lixo. Observou-se ainda o posicionamento destes frente aos problemas ambientais e sua relação com a saúde Humana. RESULTADOS: No inicio das atividades os discentes se mostraram questionadores quanto à relação da disciplina com a prática de enfermagem, situação por eles descrita na avaliação da disciplina. Ainda assim, mostraram-se interessados e ativos na construção e execução das tarefas propostas, compartilhando com os demais as suas vivências e observações do meio no qual estavam inseridos. Segundo o grupo ao final da disciplina seus questionamentos foram sanados. CONCLUSÃO: Pode-se concluir com esta experiência que o ensino de saúde ambiental deve estar atrelado à formação dos profissionais de enfermagem, pois permite que estes enquanto acadêmicos conheçam suas responsabilidades frente aos agravos ambientais e assumam uma postura reflexiva e atuante como profissionais de saúde para que por meio disso possam influenciar o meio que o cerca.