LogoCofen
Anais - 17º CBCENF

Resumo

Título:
GERENCIAMENTO DE ENFERMAGEM EM UMA CLÍNICA DE PEQUENO PORTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
LORENA BARROS DA SILVEIRA
Autores:
  • Ellen Albuquerque de Freitas
  • Lilian Kelen de Aguiar
  • Cristiane Silveira lima
Modalidade:
Pôster
Área:
Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A enfermagem está intimamente ligado ao processo de trabalho em saúde, principalmente no aspecto do cuidar, assistir, gerenciar e administrar. O enfermeiro tem intrínseco em si as atividades de gerenciamento e administração(1). OBJETIVOS: Relatar as principais atividades e dificuldades gerenciais de enfermagem realizados em uma clínica de pequeno porte. METODOLOGIA: Trata-se de um Relato de experiência de caráter analítico, a respeito da vivência de uma enfermeira gerente em uma Clínica de Pequeno porte no estado do Amazonas. O relato foi dividido nas seguintes abordagens: Interação com os funcionários e profissionais de saúde atuantes na clínica, principais atividades de gerenciamento e dificuldades encontradas no processo de gestão RESULTADOS: Interação com os funcionários e profissionais de saúde atuantes na clínica: Atuam na clínica dois médicos (nas especialidades clínicas e cirúrgicas), uma nutricionista, uma psicóloga, uma fisioterapeuta, uma téc. de enfermagem, uma secretária e uma enfermeira gerente. Por se tratar de um ambiente pequeno, busca-se sempre por manter um canal de comunição sempre aberto, onde cada um possa interagir da melhor forma possível, havendo o respeito mútuo e buscando qualidade no atendimento ao paciente. Principais atividades de gerenciamento: Previsão e Provisão de materiais, incentivo ao aperfeiçoamento dos profissionais atuantes na clínica, discussão a respeito de possíveis melhorias a serem realizadas no ambiente de trabalho e contato com futuras parcerias. Dificuldades encontradas no processo de gestão: As burocracias impostas pelo regime tributário atual; A dificuldade no entendimento de alguns profissionais quanto ao desempenho de suas funções, espaço físico pequeno e demora na liberação de documentos necessários ao bom funcionamento da clínica CONCLUSÃO: A atividade de gerenciamento é de suma importância em qualquer serviço que ele seja aplicado, seja em locais de pequeno ou grande porte. Envolvendo não apenas serviços, mas também pessoas e materiais.