Anais - 17º CBCENF
Resumo
Título:
AÇÃO EDUCATIVA COMO PROCESSO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE HIGIENE E SAÚDE
Relatoria:
BRUNA REGINA PINHEIRO DE PAIVA
Autores:
- EVELYNE TEIXEIRA DE SOUZA
- IONNE ELVIRA SOUZA DA SILVA
- SUELLEN CRISTHINE VITAL GUIMARÃES
- MARIA DE NAZARÉALVES DE LIMA
Modalidade:
Pôster
Área:
Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: a boa higiene sempre esteve associada à saúde e a qualidade de vida, e é de sabedoria de grande parte da população, que a falta de tais hábitos podem causar diversas doenças infecciosas, além de problemas de convívios sociais. Tópicos como Higiene Corporal, Bucal, e das Mãos foram abordados durante a ação educativa realizada por acadêmicas de Enfermagem da Universidade Federal do Pará (UFPA). Objetivo: relatar a tentativa de avivar o ensinamento sobre saúde e manutenção da qualidade de vida, enfatizando os principais pontos da higiene e reconhecendo a sua importância. Metodologia: a atividade foi elaborada para alunos do 4º ano do ensino fundamental matriculados na Escola de Aplicação da UFPA, de maneira expositiva e dialogada oferecemos aos ouvintes um material rico em imagens e em conteúdos, tornando-a mais atrativa e propiciando uma interação com a turma. Desta forma, foram realizadas duas dinâmicas sendo que na inicial foram escolhidos dois representantes, estes foram vendados e com as mãos estendidas colocamos um pouco de tinta, simbolizando o sabonete líquido. Pedimos então, para os representantes lavarem as mãos como de costume. No final da lavagem a venda foi retirada e foi avaliado os espaços das mãos que não estavam sujos de tinta, evidenciando assim a ineficácia da lavagem. A partir desse momento iniciamos a discussão sobre higienização das mãos e continuamos a exposição dos tópicos como a higiene corporal e higiene bucal. Como dinâmica final utilizamos o “Caça Palavras” ofertado via impresso e oportunizando aos alunos a aplicação dos conhecimentos adquiridos em uma dinâmica. Resultados: obteve-se uma excelente interação das crianças, visto que a utilização das dinâmicas auxiliou bastante para o alcance dos objetivos. O método expositivo é interessante com a inserção de recursos, de modo que consiga atrair o aluno para o conteúdo, e assim, proporcionar uma aprendizagem satisfatória. Conclusão: Pode-se então perceber que foi perceptível a aprovação da atividade com a interação maciça dos alunos. A vivência da estratégia de educação em saúde representou um enorme resultado, uma vez que cada criança trazia um novo depoimento ou questionamento. A educação em saúde se faz necessária para a construção do conhecimento e fortalecimento das práticas educativas em enfermagem.