Anais - 17º CBCENF
Resumo
Título:
O USO DE TECNOLOGIA EDUCATIVA EM RODA DE CONVERSA COM GESTANTES DO PRÉ-NATAL DE ALTO RISCO
Relatoria:
EVELYNE TEIXEIRA DE SOUZA RIBEIRO
Autores:
- VALÉRIA ARAÚJO BARROS
- SUELEM DA COSTA CHAVES
- ÉRICA MARIANA BORGES DOS REIS
- SIMONE CRISTINA DA COSTA LOBATO
Modalidade:
Pôster
Área:
Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: o relato descreve a experiência de integrantes do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET – SAÚDE – REDES DE ATENÇÃO) da Universidade Federal do Pará (UFPA) com um grupo de gestantes do pré-natal de alto risco no período do mês de fevereiro de 2014 em uma Unidade de Referência Especializada Materno Infantil (UREMIA) no município de Belém – Pará. Objetivo: descrever a dinâmica realizada com a tentativa de avivar o ensinamento sobre saúde e manutenção da qualidade de vida, promovendo a troca de conhecimentos sobre a importância do pré-natal e as principais modificações nos trimestres da gravidez integrando ensino-serviço-comunidade. Metodologia: a roda de conversa iniciou com a apresentação do grupo PET e o acolhimento das 22 gestantes que estavam na sala de espera de consultas agendadas do pré-natal de alto risco. Foi confeccionado um folder (tecnologia educativa) com base em literatura científica e de maneira clara e objetiva para melhorar a compreensão das leitoras na troca de conhecimentos sobre a gestação e suas principais modificações. Pontos foram abordados como: O que você pode sentir? O que você pode fazer para melhorar? Como está o seu bebê? Quais as modificações no seu corpo e mente? A tecnologia educativa foi distribuída com o intuito de chamar a atenção da grávida, levando a informação para o ambiente externo da unidade a fim de informar, facilitando o processo de ensino – aprendizagem, e enriquecendo a ação educativa. Importante ressaltar que umas das estratégias utilizadas foram a de instigar nas participantes o conhecimento popular acerca do tema abordado estimulando a fala destas e propiciando uma atividade participativa. Resultados: durante a conversa, as grávidas participaram de forma ativa já que houve a preocupação em deixar que eles falassem de suas experiências e tirassem suas dúvidas e esse cuidado representou grande ganho para a atividade, uma vez que se mostraram interessadas a aprofundar sobre o assunto. Os objetivos foram alcançados com eficácia, proporcionando a conscientização das participantes na promoção da saúde. Conclusão: a vivência da estratégia de educação em saúde com as gestantes representou um enorme resultado, uma vez que cada grávida trazia um novo depoimento ou questionamento ou informação. As ações educativas são primordiais e extremamente válidas para a consolidação dos conhecimentos buscando a prevenção de algumas doenças e ajudando na manutenção da qualidade de vida.