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Anais - 17º CBCENF

Resumo

Título:
A LIDERANÇA NA GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE
Relatoria:
DEBORAH CRISTINA SILVA MAIA
Autores:
  • WALTER BUIATTI
  • CONCEIÇÃO DE FÁTIMA PINHEIRO
  • JULIANA CRISTINA SILVA COSTA
  • ERCILHANA GONÇALVES BATISTA FREITAS
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo:
Monografia
Resumo:
INTRODUÇÃO: Através de uma pesquisa, o presente trabalho nos traz um referencial teórico para as reflexões sobre Liderança que pode ser entendida como o conjunto de relacionamentos interativos ? cada qual com sua relação de hierarquias e influências cognitivas. De acordo com Kuazaqui (2005), líder é aquele indivíduo possuidor de determinadas características, habilidades, qualidades e competências capazes de obter valores e ideais para um lugar comum; cabe a ele conduzir a equipe de talentos rumo à obtenção de objetivos e resultados. OBJETIVO: Este trabalho tem como objetivo demonstrar um procedimento metodológico sobre a liderança, utilizando uma pesquisa sobre “A Liderança na Gestão de Pessoas nas Organizações de Saúdeâ€?. METODOLOGIA: Utilizando-se de uma metodologia exploratória foram evidenciadas manifestações que consistem em contextuar liderança para que possamos, enquanto gestores, conhecer o papel do líder nas organizações de saúde, para depois propor atividades que sejam efetivas no dia-a-dia. RESULTADOS: A análise possibilitou o levantamento das características da liderança, observando que o líder é o modelo de princípios éticos e de confiança para a equipe, desenvolve as pessoas para os desafios, aproveita o melhor de cada pessoa e atinge resultados com a equipe num clima de motivação e de comprometimento. Para alcançar o pretendido, as empresas bem sucedidas buscam melhoria constante em seus processos, aperfeiçoamento, relacionamento com uma liderança eficiente, devendo ser um processo contínuo, onde cada líder possa aperfeiçoar a humanização nas organizações de saúde. CONCLUSÃO: Foi possível observar que as organizações dependem totalmente de seus colaboradores. Segundo Hunter (2004), as empresas do mundo inteiro estão mudando suas atitudes no que refere a liderança, pessoas e relacionamentos. Um dos grandes desafios atuais é a formação de líderes para a gestão de pessoas. Os líderes devem ter a capacidade de criar, motivar, treinar, orientar, preparar, informar, manter o trabalho em equipe, visando sempre os objetivos almejados de uma organização.